Re: Será tão difícil? (O Debian na minha visão)

Olá Chanderlie Freire de Santiago,

A Microsoft prima pela constante mudança de versões, por coisas mais novas e etc, e não se preocupa com a segurança e estabilidade! Depois de lançado ela corrige os problemas e cria um pacote de atualização e cobra mais um pouco em cima dele.

Se as distribuições começarem a seguir o mesmo caminho, de sempre estar atualizadas o mais rápido possível, o tempo necessário de testes do pacote antes de ele ser lançado não será suprido, e com certeza algumas falhar passaram batido.

O Debian prima pela estabilidade e segurança, e devido a isso que as atualizações demoram para sair, mas não se pode dizer que ele não se preocupa com as máquinas e programas mais novos, por isso que ele divide sua frente de trabalho em três, a estável (woody atualmente) que tem poucas atualizações, e é ideal para servidores ou máquinas de missão crítica (muitos servidores ainda usam potato, isso mostra que quem prefere o Debian o faz devido sua segurança e estabilidade), a testing (sarge atualmente) já é mais voltada para as estações de trabalho de empresas ou casas, com programas mais novos e atuais, e existe a sid que é mais voltada para máquinas que não são de missão crítica, tem hardware mais novo, os usuários querem os programas mais atuais, e podem vir a ficar paradas por algum motivo, como o kov disse: esperando por correções. O mesmo acontece com outras distribuições Todas dão problemas.

A idéia do Debian é fornecer, para esses três casos, a maior estabilidade e segurança possível, tanto para a sid quanto para a woody a diferença é o foco de cada uma delas. O Debian não é uma empresa, ela não vende seu produto, então não existe uma pressão para ela lançar a versão mais nova considerada estável, a conectiva nas suas ultimas versões que começou a separar o CNC Desktop do CNC Servidor, isso o Debian já faz a um tempão.
Só que elas não são explícitas em distribuições, não existe um Debian Servidor e um Debian Desktop (Apesar de exister o projeto Debian Desktop), o que existe são woody e (sarge/sid).

O simples fato de não serem a release estável atual não tornam o Debian defasado, uso uma mescla de sid com woody e nunca tive problemas, nem uma quebra, NADA!. E para aqueles que pensam que fazer isso é complicado, o kov escreveu um Guia sobre o APT que ensina como fazer isso. Volto a afirma que só pq isso não vem pronto, não vem na caixa, não significa que ele seja defasado e que não tenha a cereja a mais em cima do bolo.

[]'s
Henrique

|Yahoo! GeoCities
|Tudo para criar o seu site: ferramentas fáceis de usar, espaço de sobra e acessórios.
|http://br.geocities.yahoo.com/

|--