Re: Será tão difícil? (Mensagem mais ou menos longa)

Em Mon, 11 Nov 2002 15:27:31 -0200, Chanderlie Freire de Santiago
<chanderlie@yahoo.com.br> escreveu:

>     Uma pergunta pros mantenedores do Debian aqui da lista. É muito
> complicado a manutenção de pacotes .deb se comparado a .rpm? Pergunto

hmmm... eu não sabia fazer rpms até hoje... eu diria que não...
acho que manter rpms deve ser até muito chato =P
Olha isso:

%files
%defattr(-,root,root)
%doc README TODO COPYING ChangeLog

/usr/bin/eject
/usr/man/man1/eject.1

[...]

"6.8. Files

This is the section where you must list the files for the binary package. RPM
has no way to know what binaries get installed as a result of make install.
There is NO way to do this. Some have suggested doing a find before and after
the package install. With a multiuser system, this is unacceptable as other
files may be created during a package building process that have nothing to do
with the package itself. "

bleargh.... no Debian nós fazemos um make install pra um diretório
interno... esse negócio de ter de listar todos os arquivos que vão
ser instalados é uma m**** muito propensa a erros =P

Imagina só ter de fazer um find no sistema antes do make install e um
depois pra ver quais arquivos são instalados? =D

> isto por que me dei conta que nao conheço atualmente nenhuma
> distribuição "clássica" (isos disponiveis e variedade de software que
> abranja desktop e servidor) baseada na Debian. Existem umas Xandros da

Isso é muito simples: empresas são burras... não conheço resposta
melhor... elas nem sempre escolhem as coisas porque são melhores,
e sim porque são "padrão de mercado"...

Por que não .deb? RPM é padrão de mercado... Por que não Debian?
Porque Debian não é uma empresa...

> o linux a mais e mais plataformas, se forem estes os motivos dos longos
> ciclos de release. Por que? Simples, talvez a Debian seja a unica opcao

Não são não... os motivos para os longos ciclos de release (que foram
somente 2, até agora... veja quanto tempo demoraram os outros...)
são muito simples: o que tinha de ser feito não foi feito rápido o
suficiente... se todos os bugs RC do base tivessem sido consertados
muito rapidamente, se a infra de segurança estivesse pronta e etc
não teria demorado tanto...

Solução? Quem está interessado em por o Debian pra fora rapidamente
tem de ir lá e fazer essas coisas...

> comerciais. No entanto, pelo que vejo da lista, um numero consideravel
> de pessoas que não mantenedores da debian utilizam a versao instavel e a
> de testes. Pra mim, estas não sao releases. O fato é que um numero
> consideravel não usa a versão que os mantenedores tiveram tanto trabalho
> pra deixar estavel e com poucos bugs. Quem está errado? Ninguem, mas
> embora alguns usuarios de sarges e sids não admitam, eles na verdade
> teriam melhor lugar numa distro baseada no debian que:

Não não... ninguém está errado... cada um usa o que gosta... eu tive um
trabalhão pra deixar o Sylpheed estável pra Woody (e ainda deixou a
desejar, IMO) mas Woody é pra ser usado em servidores... em máquinas
que são vitais...

Eu pessoalmente, desde que me entendo por usuário Debian, uso unstable.
Usei potato quando ele era unstable... usei woody quando era unstable,
e agora uso sid... e mesmo se eu não fosse desenvolvedor eu usaria...

Meu computador é uma máquina de desenvolvimento, de testes, de diversão,
não precisa ser 100% estável... já a máquina em que a minha mãe trabalha
instalei o Woody (apesar de ter posto o meu backport do GNOME2), porque
queria que ela pudesse ficar trabalhando meses nele sem ter qualquer
interação minha pra arrumar qualquer coisinha... não é sempre que eu
estou em casa pra ajudá-la e ela vai querer continuar lendo os emails dela
assim mesmo =P ah... e ela usa o meu Sylpheed 0.7.4 estável-pero-no-mucho.

> 1) Se fixasse em poucas plataformas (principalmente x86 e afins)
> 2) Reduzisse o numero de pacotes ao que se tem em outras distros e
> contivesse software mais atualizado.

Nah... não precisa nem concentrar em menos plataformas nem reduzir número
de pacotes... andaram espalhando esse FUD por aí quando o Woody começou
a demorar demais... mas o que segurou o Woody não foram os 9000 pacotes
extra... foram os 20 e poucos pacotes do base.... tanto é que o licq foi
sumariamente removido, como vocês devem ter notado... pacote extra não
segura release.

O que precisa é de mais gente que se preocupe com o tempo de release
e que ao invés de ficar enchendo o saco na -devel visite o bugs.debian.org
e ajude =)

> pacotes pra tomar vantagem das caracteristicas do APT. Não tenho duvidas
> de que a medida que eles adquirirem know how sobre o APT, a tendencia é
> eles fazerem uma distro cada vez melhor, deixando as outras citadas

O que eles têm de melhorar é o rpm... o rpm é extremamente limitado =P
O APT não faz mágica... fragmentação de pacotes não é a solução pra os
problemas da humanidade =D

> e software mais atualizado. Isto não é so birra de crianca. Quando do
> lancamento da Potato, o postgresql ainda era de uma versao que não
> suportava transações, se me lembro bem, embora ja existisse uma versao
> mais nova com  esta caracterista ja presente. Ahh, eu sei que tem fontes

Provavelmente porque o freeze do potato demorou mais do que deveria...
por que será? O freeze do Woody demorou demais, também... por que?
Esse assunto já tá mais do que batido, e todos nós sabemos que não
existe mágica... o Debian só é lançado quando está pronto... quer
acelerar o processo? Ajude a deixarmos ele pronto =D

>     Mas o engracado é que este fenomeno parece ser mundial. A grande
> distro baseada no Debian no momento é a Knoppix. :(. Ninguem vê as
> maravilhas da debian como base pra distribuicoes de qualidade? A
> manutencao/criacao de pacotes seria tao dificil e improdutiva a ponto de
> impedir o nascimento de uma boa distribuicao?

Nah... ninguém vê não... com a infra-estrutura que o Debian tem
qualquer sistema operacional fica no chinelo... se nós tivessemos
o eyecandy do Mandrake e a boa "integração visual" do Red Hat
com certeza seríamos imbatíveis =D

Mas me escute... mesmo assim muitas empresas iam preferir comprar
o Red Hat, já que Debian não é uma empresa, etc...

[]s!

Debian: <http://www.debian.org>  *  <http://www.debian-br.org>