[Longo] Re: Será tão difícil? (O Debian na minha visão)

Olah!

Eh isso aih! O problema naum estah na defasagem dos pacotes ou o que quer que
seja. Em uma frase: O Debian eh diferente pq naum eh comercial. Isso faz toda
a diferenca!!!

Naum sendo comercial, naum sofre as pressoes do mercado. Como desenvolvedor,
posso dizer que naum nos preocupamos com o mercado e com os padroes q ele
impoe se naum forem tecnicamente aceitaveis. Estah lah, no contrato social q
todos nos endossamos qdo nos tornamos desenvolvedores: nosso foco eh o
software livre e os nossos usuarios. Isso significa que o mercado naum nos
afeta pq naum queremos q nos afete.

Enquanto as outras distros (estaria errado em dizer *todas* as outras
distros?) sofrem a pressao para adotar o X 4.2, o Gnome2, o RPM, nos nos
preocupamos em oferecer aos nossos usuarios o que eles querem: tranquilidade.

Mas as diferencas vaum mais alem! Naum temos releases voltados para o
servidor, ou para o cliente, ou para uma aplicacao especifica. Pq? Mais uma
vez, pq naum precisamos vender nosso peixe! Ele se vende sozinho.

Temos, isso sim, mais de 900 desenvolvedores, extremamente capacitados,
versados na filosofia do software livre, que acreditam no contrato social que
endossaram ao entrar no projeto. Esses desenvolvedores saum responsaveis por
mais de 9000 pacotes, em 11 arquiteturas diferentes e em 3 arvores principais
(mais uma 4a se contarmos a experimental).

De certa forma, essa estrutura eh bem melhor do que ter releases especificos
para determinados objetivos. Por exemplo, vc pode fazer como o Henrique, que
mistura as arvores da maneira como lhe convier. Pode usar somente a testing
(com esse nome, independente do codinome), e vai estar com um software sempre
(mais ou menos) estavel, que jah passou pelo menos 10 dias na geladeira e,
seguramente, naum tem nenhum bug critico (do contrario permaneceria na
geladeira). Pode usar somenta a stable (como eu faco com todos os meus
servidores) para que tenhas a certeza de que nada vai falhar. Enfim... podes
fazer o que quiser! No final das contas, software livre eh isso:
**liberdade**.

Quero me deter em dois exemplos do que estou falando:

(1) o X 4.2: Naum conheco ninguem melhor que o Branden Robinson no que se
refere ao X. Tenho de reconhecer: ele eh o cara! Ele seria capaz de recitar
para vc todas as secoes (mesmo as opcionais) do arquivo de configuracao do X.
Ele tb eh responsavel pelo empacotamento do X para o Debian e estah a frente
do X Task Force do Debian. Mas por que um cara taum bom naum empacota de uma
vez o X 4.2?
	Simples! Ele sabe, assim como eu sei, e assim como a maioria das pessoas que
jah viram o X 4.2 rodando em mais de uma maquina, que ele ainda naum estah
pronto! Naum eh estavel suficiente, naum eh bom o suficiente. Enfim, traria
mais problemas do que solucoes. O custo/beneficio simplesmente naum eh
favoravel.

(2) O Gnome2: Alguem jah viu algum Gnome2 sem problemas? Eu naum. O kov jah
disponibilizou os pacotes preliminares do Gnome2 em seu site, para usar por
sua propria conta e risco. Use-os se tiver coragem. Em nada eles diferem dos
pacotes de outras distros (lembre-se que o codigo eh o mesmo, do projeto
Gnome, e naum do Debian).
	Mas pq naum entra na distro oficial, entaum? Da mesma forma que o X 4.2, ele
naum estah pronto, com a diferenca que vi bem mais crashs com o Gnome2 do que
com o X 4.2.

Entendeu? Os desenvolvedores naum querem "dar sarna para os usuarios se
coçarem".

[]s

Pablo

Em Ter 12 Nov 2002 16:48, Henrique Pedroni Neto escreveu:
> [...]
| e um Debian Desktop (Apesar de exister o projeto Debian Desktop), o que
| existe são woody e (sarge/sid).
|
| O simples fato de não serem a release estável atual não tornam o Debian
| defasado, uso uma mescla de sid com woody e nunca tive problemas, nem uma
| quebra, NADA!. E para aqueles que pensam que fazer isso é complicado, o kov
| escreveu um Guia sobre o APT que ensina como fazer isso. Volto a afirma que
| só pq isso não vem pronto, não vem na caixa, não significa que ele seja
| defasado e que não tenha a cereja a mais em cima do bolo.

| |
| |

| |
| |