Re: hifenização/divisão silábica

Olá Felipe, Fred e demais colegas da lista,

Consta no registro FAVDW(10245 do Livro da Grande Teia que
Felipe, em 10/11/06 escreveu o seguinte:

Faço traduções de programas há algum tempo e sempre tive dificuldades
com alguns termos. Principalmente porque, na minha opinião, mais do que
simples tradução eles precisavam de uma real localização. E estamos
diante de um desses casos abaixo.

É inegável que a tradução de hyphenation seja hifenizar, como consta nos
dicionários. Entretanto, sou obrigado a discordar do Felipe quando ele
afirma que:

> 	Este mesmo povo sabe o que é hifenizar.

Trabalho na prefeitura de Belo Horizonte com formação de professores no
uso de novas tecnologias. Como nas escolas municipais (felizmente)
utiliza-se software livre nos laboratórios, uma das minhas funções é
ensinar professores a utilizar tais programas. Obviamente, o OpenOffice
(no nosso caso, o BrOffice) é um dos mais utilizados. E o nível de
compreensão dos professores acerca de determinados termos técnicos é
muito baixo. Inclusive o termo hifenizar é um dos que já sucitou
dúvidas. Por isso, concordo que algumas pessoas até saibam o que é
hifenizar, mas não acredito que seja a maioria. E se o objetivo de
fazer traduções é colaborar para o bom entendimento dos programas,
temos que ser o mais claro possível.

Na minha opinião, divisão silábica passa uma idéia imediata da função e
usa termos não técnicos (sim, eu sei que hifenizar não é um termo
estritamente técnico, mas seu uso é pouco difundido fora da utilização
tecnológica). Por isso, acredito que essa seja uma melhor opção de
tradução.

Um abraço a todos e até mais.

Frederico
Linux User #228171
Debian-BR User #434
<http://teia.bio.br>

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)

http://br.mobile.yahoo.com/mailalertas/