Repensando o Debian no Brasil Antes: miniDebConf Brasil...

Estou TOTALMENTE de acordo com metal sobre a primeira miniDebConf, não sei se existe rixas, mas como alguns falam são coisas do EGO, para se sentir melhor.

Acho que falta um modelo da Comunidade Debian no Brasil, assim como acredito que existe um modelo da comunidade ubuntu ou fedora. Não estou falando em copiar, ter representantes ou líderes; Mas ter uma Carta Pública, noções de como funciona as coisas.

Não é tudo que é feito, por esta feito, esta decidido. Quantas vezes eu já tive a pró-atividade de ilustrar alguma coisa e alguém questionou e refiz a ilustração. Enfim, quantas vezes alguém escreveu um código/patch e logo depois de anunciar, alguém reescreveu ou sugeriu que fosse reescrito.

Já que foi proposto por 'faw' as mudanças nas listas do Debian Brasil, sugiro começar com uma documentação de como funciona a Comunicação da Comunidade. Qual lista principal, relação de listas ou locais quais temos para debater outros assuntos locais ou de temas específicos... Enfim, depois de re-estruturar a forma de comunicar precisamos ter mais dialogo sobre as ações quais estamos realizando em prol do Debian no Brasil, um procedimento de anuncio prévio em lista ou procedimento de como fazer parte das decisões para o Brasil quais são tomadas somente em "alguma lista interna" de DDs brasileiros (esse principal, pois não me sinto inferior ao trabalho realizado por DDs, principalmente no Brasil... Deveria ter uma maior ligação interna de pessoas como Guaraldo, Eriberto, Marcelo Santana... e muitos outros grandes contribuidores do Brasil), estou falando isso porque em algumas falas ou emails foi citado que isso aquilo foi acordo entre DDs Brasileiros, e o rumo de um Novo Debian Brasil deveria ser tomado pela Comunidade e seus contribuidores.

Tem um tópico na wiki para pontuar os problemas e sugerir as melhores soluções:
http://wiki.debianbrasil.org/NovaDebianBrasil

Citando Marcelo Jorge Vieira <metal@debian.org>:
[...]
Eu penso que cada equipe local de cada cidade deve fazer o melhor que
conseguir preenchendo os requisitos da DebConf, ai sim vamos ter uma
noção de qual cidade é a melhor candidata. É uma concorrência, mas é uma
concorrência saudável; Vamos aproveitar as miniDebConfs para acabar com
as rixas, aproximar, criar e fortalecer os laços que ainda não temos.

[...]

--
://ValessioBrito.info
Comunicação e Tecnologia