Re: Qual o futuro do Debian?

""Existe uma luz no fim do túnel? Ainda podemos ter esperança que o

projeto Debian um dia será o que já foi?""

O Debian nunca deixou de ser o que é, nunca ouve crise de identidade do debian, é altamente confiavel, seguro e capaz de manter serviços funcionando em 24x7x365, tão confiavel que tenho servers que só preciso reiniciar para atualizar kernel.

Quanto a uso em desktop, ao invez de levantar questões como essa, vamos colaborar que os benificios são:

Aprender linux a fundo.

Ter um ambiente altamente personalizado (se quer algo usável e perfeito você mesmo tem que ajustar, se vai ajustar, faça da melhor forma que há, a sua)

Segurança extrema, mesmo alguns achando o debian antigo e ultrapassado, ele não é, apenas tem um ciclo de vida maior, o que garante uma usabilidade operacional sem grandes atualizaçoes por maior tempo.

Pega a nova versão do Ubuntu e olha quantas vezes se precisa baixar a distro praticamente toda nos primeiros 30 dias, quem por ex gosta de tudo sempre atualizado e instalou nos primeiros dias já precisou instalar o sistema praticamente de novo umas 3 vezes, com atualizações de praticamente todos os pacotes. Cheio de pacotes quebrados, bugs, kernel cheio de paths que muita vezes faz com ele nem pareça linux.

Como podem ver a beleza tem um preço, mais isso é normal, não quero baichar o sarrafo no ubuntu, afinal é bem usavel de pois de algum tempo e gigas de atualizações fica funcional e é uma boa porta de entrada para iniciantes no mundo linux, mais sinceramente, se quero fazer algo muito importente e critico jamais usaria ele.

O debian é a mais resolvida das distros, e não acho que precise ir ao divã, o que precisamos é de pessoas ajudando a melhora-lo, testa-lo rodando servidores, desktops. Não precisa está na moda para usar debian, precisa ter necessidades seguras e estaveis. Quantas vezes seu ubuntu travou ou precisou ser reiniciado? meu debian está a 375 dias no ar, já que estou usando kernel compilado e não encontrei nenhuma necessidade de segurança ou hardware para atualiza-lo.

--
Aderbal Botelho
+55 82 99602322