Qual o futuro do Debian?

Olá pessoal!

Gostaria da opinião de vocês:

Sou usuário antigo do Debian e infelizmente não tenho visto uma luz no
fim do túnel. Já foi o tempo que o Debian era minha primeira opção ao
indicar uma distro do Linux para Desktop para um novo usuário, hoje sou
obrigado a indicar o Ubuntu.

Para uso em servidores felizmente ainda é minha primeira opção, uso e
recomendo, mesmo assim costumo ainda a ter alguns problemas com pacotes
muito desatualizados.

Apesar do Debian ser o "pai" do Ubuntu, por que está tão atrás no que se
diz respeito de um SO para Desktop? Até eu que sou usuário com uma certa
experiencia acabo tendo problemas. Se uso a versão estável, acabou não
tendo suporte a diversos drivers e pacotes muito desatualizados, e se
uso a versão testing ou instável, acabo sempre tendo sérios problemas
com pacotes quebrados e coisas do tipo.

Existe uma luz no fim do túnel? Ainda podemos ter esperança que o
projeto Debian um dia será o que já foi?

Agradeço desde já a todos que responderem.

[]'s

Thiago Paixão