Re: Qual o futuro do Debian?

Thiago,

Em Sex, Novembro 14, 2008 01:32, Thiago Paixão escreveu:

> Sim, concordo com você plenamente, e acho que o diferencial do Debian é
>  justamente esse, porem acho que mesmo assim, o ciclo de atualização de
>  alguns pacotes são longos de mais. Já me deparei com alguns casos de
> softwares que estavam reconhecidamente estáveis pela comunidade, e apesar
> de ser apenas umas duas versões de diferença, a versão disponível no
> Stable estava defasado anos de mais.

A Oracle deixou por 7/8 anos as versões vulneráveis para esconder e
proteger sua imagem e soltou uma correção deixando seus compradores
vulneráveis e que pagaram pelo SGBD desatualizados.

> Exemplo:
> Versão reconhecidamente estável do Asterisk: 1.4 lançado em 2006
> (E em fase de migração para a versão 1.6)

Não é qualquer um que usa asterisk, o responśavel por TI tem que ter
a qualificação para implementá-lo, utiliza-lo ou mesmo compilá-lo.
Curiosos vão se dar mal.

> O Debian Stable ainda usa o Asterisk 1.2 laçado em 2005
>

> Se "18 a 24 meses é considerado uma linha do tempo muito boa", acho 3 a
> 4 anos talvez tenha extrapolado um pouco. (posso estar errado é claro)

Como citado anteriormente, a Oracle deixou seus clientes desatualizados
por 7 anos e ninguém reclama.

> Não sei se a politica do projeto Debian é burocrática de mais ou se
> falta colaboradores.

Quer maior desburocratização que o windows? Você instala, não paga, usa e
ainda fica vulnerável aos processos da MS e aos roubos no uso da internet
proporcionados por sua libertinagem e facilidade.

Um cunhado meu tem o Windows para os filhos brincarem e um Debian Desktop
para acessar a conta bancária em dual boot.

Um abraço,

Gonzaga.