Re: Qual o futuro do Debian?

Thiago,

Em Qui, Novembro 13, 2008 21:13, Thiago Paixão escreveu:
> Olá pessoal!
>

> Para uso em servidores felizmente ainda é minha primeira opção, uso e
> recomendo, mesmo assim costumo ainda a ter alguns problemas com pacotes
> muito desatualizados.

Servidores em produção, normalmente, não requerem as novas versões de
pacotes de aplicativos. Eles estão estáveis e mais testados e isso é o
mais importante considerando-se questões como estabilidade e segurança. Em
produção devem ter o sistema básico e somente o serviço que presta como um
web Server, por exemplo.

Quem instala mais "coisas" como interface gráfica e outros, está abrindo
brechas no ambiente.

Em grandes corporações onde a tecnologia usada requer que o estável seja
instalado em hardwares up-to-date com arquitetura verdadeira de
servidores, utilizo quatro opções na ordem:

1) Utilizar o etch-and-half que mantém o roadmap estável congelado e
estável com a introdução de novos kernel's e drivers.
http://wiki.debian.org/EtchAndAHalf
2) Utilizar o Lenny pelo fato de que em grandes corporações não é exposto
diretamente com a utilização de switch's level 7, proxy's ,,,,
3) Compilar o driver.
4) Utilizar outra distro.

O mais importante em uma distro, qualquer que seja ela, é a capacidade de
se obter suporte de madrugada e pesquisar o histórico na internet e a
vasta documentação disponível. O debian é fantástico neste termo e de
madrugada não há amigos, somente o Google.

Um exemplo: temos o Red Hat Enterprise e nos deparamos com um BUG.
Enviamos um email para o Red Hat Network e até hoje não recebemos um email
de retorno. Muito GRAVE.

> Apesar do Debian ser o "pai" do Ubuntu, por que está tão atrás no que
> se diz respeito de um SO para Desktop? Até eu que sou usuário com uma
> certa experiencia acabo tendo problemas. Se uso a versão estável, acabou
> não tendo suporte a diversos drivers e pacotes muito desatualizados, e se
>  uso a versão testing ou instável, acabo sempre tendo sérios problemas
>  com pacotes quebrados e coisas do tipo.

Não sou da teoria que quem usa debian é do bem e o Ubuntu é do mau. Não
utilizando o Windows ...

Um abraço,

Gonzaga.