Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

On 15-10-2007 22:30, Tiago Saboga wrote:

> A idéia do que "deve" e o que "não deve" acontecer nessas duas
> distribuições do debian é um pouco difícil de definir. Se lembrarmos
> um pouco como funciona a estrutura da distribuição fica mais fácil
> entender porquê. Cada versão nova de um pacote entra na distribuição
> instável; depois de 10 dias corridos sem nenhum bug crítico, o pacote
> é copiado para a distribuição de teste.

	Há diferentes urgências que podem afetar a regra dos 10 dias
para menos, além é claro, das dependências de construção e de instalação,
que podem afetar para mais (às vezes para bem mais).

> Vamos supor que o pacote crem-1.0 entre na instável no dia 1 e, não
> aparecendo bug crítico, passe para a testing no dia 11. No dia 14, uma
> nova versão, crem-1.1, é enviada para a instável. No dia 15, o pacote
> crunch-4.0, que depende de crem, entra na instável. No dia 25, o
> pacote crunch-4.0 para a testing, mas o pacote crem-1.1 não passa para
> a testing, pois um bug crítico foi descoberto. O resultado é que temos
> agora na testing o pacote crunch-4.0 junto com o crem-1.0, combinação
> que ainda não foi testada e que pode revelar novos bugs.

	Com a nova "britney" isso acontece em menor escala. Se crunch
declara uma dependêcia para crem-1.1 então ele não poderia migrar até
que crunch estivesse pronto para migrar (ou que os queridos Gerentes
de Lançamento fizessem as mágicas e dessem as ordens certas para a
"britney").

	Por isso, transições devem ser coordenadas e devem ser
acompanhadas de perto, há cada vez mais ferramentas sendo desenvolvidas
para que o pessoal de QA e Release possa acompanhar isso de perto e
manter as dependências sob controle, para evitar cada vez mais que a
"testing" quebre.

> Não existe promessa alguma de que a testing não quebre completamente.
> Aliás, isso acontece de vez em quando (especialmente em grandes
> transições).

	É verdade. Há um esforço grande para quebrá-la cada vez
menos, até mesmo a sid é muito mais usável do que costumava ser
há alguns anos. :-)

	Isso é melhor ainda. :o)

	Abraço,
- --