Re: [Meio Fora] Servidor Ubuntu X Servidor Debian

 Marcio

 De leve. Não sejamos tão radicais.

 Ubuntu não é uma distro voltada para montar servidores. Porém, assim
como o Debian, no qual é baseado, contém um conjunto de pacotes
armazenados em repositórios e que podem ser instalados de forma a
montar um servidor tão ou mais estável e/ou que muito servidor Debian
montado por aí.

 A distribuição utilizada não importa para a qualidade final de um
servidor ou de um desktop, e sim a sua qualidade dentro de padrões que
a necessidade de cada usuário é capaz de determinar, seja
pessoalmente, com recursos internos, ou através de consultoria
especializada.

 Afirmar de forma sistematica que Kurumin, Ubuntu ou Fedora não são
capazes de gerar servidores seguros e/ou estáveis é afirmar que Debian
e RedHat também não são capazes.

 Estabilidade e segurança são conceitos relativos, não há nada de
absoluto nisso, só é possível ser mais ou menos seguro, e não
absolutamente seguro. Se formos seguir essa lógica de raciocínio nem
mesmo o Debian poderia ser indicado para um servidor, uma vez que
existem outros sistema operacionais que são notadamente mais estáveis
e seguros que Debian/GNU/Linux.

 Além disso, estabilidade e segurança são parâmetros definíveis pelo
nível da aplicação. A distribuição Ubuntu não tem pretensões de se
tornar uma distro super-segura, e sim uma boa distro pro Desktop.
Existe também, sob o mesmo projeto Ubuntu, uma distro voltada para
servidores, como é possível comparar a segurança e estabilidade do
Ubuntu com do Subuntu se ambas as distros tem propostas diferentes?

 Um último comentário sobre a estabilidade e segurança dos pacotes
estáveis Debian. Ubuntu está crescendo, inclusive no ambiente
corporativo, por cobrir uma dificuldade dos mantenedores do Debian. Os
pacotes Debian demoram muito para serem considerados estáveis, e isso
o mercado corporativo estava tendo dificuldades em aceitar. Com o
Ubuntu existe um plano de novos releases, da forma exata que o mercado
corporativo deseja, oq colabora com a aceitação da distribuição.

 Claro, abre-se mão da estabilidade e da segurança, mas em termos
relativos. Digo com segurança que um servidor ubuntu na instalação
padrão é menos estável e menos seguro que um servidor Debian nas
mesmas condições. Mas esta queda de segurança e estabilidade é
aceitável para seus usuários (domésticos, corporativos, profissionais
ou amadores).

Fabio

--
Não existem Killer Applications de Código Aberto em Java.
Ajude a provar o contrário: