[Meio Fora] Servidor Ubuntu X Servidor Debian

Perae. Ajudem-me a enterder:

Ubuntu não é uma distro baseada no Debian voltada a computadores
pessoais (Desktop)? Assim sendo, não utiliza pacotes considerados
instáveis (unstable)? Se for isso, não seria mais prudente servidores
com pacotes estáveis (stable) como é o caso do Debian Sarge, já que o
grande diferencial da distribuição Debian é a exaustiva testagem dos
pacotes na versão testing antes de ser lançada a versão estável para que
se corrija possíveis falhas de funcionamento e seguranca?

Bom, já sei a respostas... :o). E que a ideia de servidores ubuntu me
pareceu estranha...