Re: pc-conectado

On 01/08/2006 01:58 PM, Leandro Ferreira wrote:
> No dia 08/01/2006 às 11:46,

> Qual erro que justifica outro? Em qual parte da minha mensagem eu digo
> que é um erro os nomes em inglês? Veja bem, isso dá pano para uma
> discussão enorme, que não tenho a mínima vontade de entrar, muito menos
> numa lista sobre informática.

	Essa "thread" já ficou "off-topic" há algum tempo nessa lista.

	Ainda assim, o "fato de ninguém ter reclamado" não pode ser
usado como argumento, é o mesmo caso de tentar justificar um erro
com outro, não falei que sua citação era um erro, apenas usei o mesmo
princípio de argumentação.

	E discutimos tradução o tempo todo numa lista de /informática/
chamada debian-l10n-portuguese.

> Legal, é um projeto dele, ele faz o que quiser. Mas, por exemplo, se eu
> não gostar de Pagode posso pedir que ele mude para Samba, ou Embolada?

	Pode, a pedida é livre. Ainda assim, você está usando dois
pesos e duas medidas, o Anahuac tem os motivos dele pra usar os
nomes que usou (e IMHO você não sabe quais são), e isso é bem
diferente do caso que estamos tratando nessa discussão, então não
leva essa discussão pro modo "troll".

> É isso que estou falando, nomes são nomes. São algo próprio e muitas
> vezes sem relação com aquilo que nomeiam. Se o autor de um projeto não
> pode nem escolher o nome da sua criação em paz, então, o brinquedo
> perdeu a graça.

	Hmmmm, o nome é parte do foco do Projeto, há escolhas felizes
e infelizes. No mundo perfeito em que você parece viver não existe,
por exemplo, marca registrada, no mundo em que eu vivo, criar um
projeto que tenha relação com informática chamado "Microsoft Solaris
2000" pode me trazer múltiplos problemas.

	O autor pode escolher o nome de sua criação e alguém pode
criticá-la, e é disso que estamos falando, da liberdade básica das
duas pontas, a de criar e a de criticar. Nomes são nomes? Sim. São
importantes? Também!

	Não estamos falando pro Mike e o pessoal do DFD trocar o
nome, apenas falando pra eles considerarem a crítica, à medida que
o Projeto cresce, mais pessoas surgem e isso pode voltar à tona,
ter uma posição sobre o assunto num site ou FAQ não faz mal a
ninguém.

> Hum, nesse ponto vc tem razão. Usar o nome debian atrela o projeto à
> distro.

	Negativo. Só atrela se o Projeto Debian (e a SPI) disserem isso.
A expressão correta aqui é: "passa a idéia de relação entre". Aqui entra
o item de Marca Registrada.

> Agora, sobre "foco nos usuários e abertura para críticas" não parece com
> o que consigo ver do debian. Já vi desenvolvedores aqui na lista serem
> um tanto quanto "bruscos" com relação a críticas ou idéias de mudanças.

	Pessoas são diferentes. Uma pessoa não representa o Projeto todo.
Se você ler o Contrato Social e *realmente* "ver o Debian", vai ver que o
Projeto _tem_ o *foco* no usuário e está aberto para críticas e sugestões
que acontecem o tempo todo.

> Seja sincero, vc acha realmente que o Debian (pelo menos os desenvolvedores
> brasileiros que participam dessa lista) são tão abertos a críticas e
> idéias de usuários assim? ...

	A maioria dos DDs brasileiros participa muito pouco dessa lista,
nas outras listas que eu os vejo costumo ver eles respondendo críticas,
mandando críticas e colaborando, alguns de forma mais rígida, outros de
forma mais flexível. Mas novamente, isso não é o Debian, isso são os DDs,
e se eles não estiverem sendo colaborativos, você pode falar diretamente
com o Projeto, há várias formas de lidar com isso e o Projeto tem
mecanismos para tanto.

	Ainda assim, o que os DDs têm em relação com o que estamos
tratando? Se todos os DDs brasileiros tiverem problemas pra lidar com
críticas e idéias de usuários isso não reflete o Contrato Social do
Debian e seria necessário conversar com eles para mudarem essa postura
(ou diretamente com o Projeto como acontece às vezes).

	Talvez você tenha uma má impressão (e uma má impressão errada)
já que alguns DDs trabalham no BR-CDD, outros trabalham no SACIX, outros
com GNOME e outros ainda com Guias pra Usuários finais (FocaLinux) e
freqüentemente eles fazem o possível pra aceitar idéias de usuários
leigos, iniciantes, então acho que sua imagem está mal formada. E sim,
eu estou sendo sincero.

> Não tenho o link aqui, mas já li em algum lugar um
> desenvolvedor dizendo que usuários nem deviam ser levados em conta
> porque só pedem bobagens. Claro que isso de forma alguma desmerece o
> excelente trabalho que realizam para manter a distro maravilhosa que
> todos usamos. (e NÃO estou sendo irônico)

	Alguns desenvolvedores defendem essa posição pra certos pacotes
e muitas vezes eles se expressam mal em mostrar que o usuário não sabe
exatamente o que está pedindo. Ainda assim, sem a referência (link)
fica difícil dizer qual era a situação. Mais uma vez, se um DD disse
isso, ele não expressa (com toda a certeza) a idéia do Projeto Debian.

> Não sei se foi comparação tão infeliz, considerando que o Kojima é
> brasileiro podia seguir o exemplo do Anahuac e usar um nome brasileiro.
> É isso que me aborrece, se é alguém com algum nome da comunidade é
> tratado de um jeito. Se é um ilustre desconhecido todos querem
> perfeição.

	Sua comparação foi infeliz pelo Projeto, não pela pessoa. O
Kojima lançou o WindowMaker bem antes do Anahuac lançar o Pagode e/ou
Jegue. E eu não estou tratando ninguém diferente, por ser famoso ou
não, mas o ponto aqui são "públicos-alvo", analise o contexto do
lançamento do WindowMaker e o público-alvo dele em comparação com
o Pagode, Jegue e DFD.

	E quando você fala de ilustre desconhecido não sei a quem
você se refere, porque eu conheço todos os três que estamos falando,
pessoalmente inclusive, e pra mim eles são conhecidos, não me interessa
se eles já saíram no br-linux ou em algum outro lugar, se é que isso
é referência pra você. "Alguém com algum nome na comunidade é bem
amplo", mas os caras que estão na d-u-p todo dia respondendo perguntas
são alguém com algum nome da comunidade pra mim, eles são tão importantes
quanto qualquer um que ajude o SL, porque eles ajudam o SL, eles fazem
um trabalho que muitos não têm paciência pra fazer. Então reserve os
seus conceitos de ser conhecido ou não pros "posers".

> Veja bem, não participo do debianfordummies, só resolvi escrever depois
> de ler umas quantas mensagens discutindo o nome do projeto dos caras,
> mas nenhuma se prontificando a ajudá-los. Pessoalmente acho que hoje em
> dia tem muita gente disposta a ser 'cri-cri' mas poucos para meter a mão
> na massa.

	Exato. O mais engraçado é as pessoas admitirem que não participam
dos projetos e ainda assim assumirem posições um tanto quanto estranhas
com relação a diferentes discussões.

	Ainda assim, as listas de discussões existem para que mais pessoas
possam participar das discussões e com isso idéias, críticas e sugestões
apareçam (Lei de Linus também se aplica). O ponto dessa discussão, se você
olha com carinho e atenção, é que a crítica para a relação entre nome e
público-alvo se aplica. Considerar isso e se posicionar para evitar futuras
discussões faz bem ao projeto deles e não mal.

	Ficar gritando aos quatro cantos: "Deixa eles escolherem o nome que
quiserem, deixa eles serem felizes, vamos sentar aqui ao redor da fogueira
e cantar kumbaia" não ajuda eles. :-)

> Acho que aqui nem seria o espaço adequado para discutir isso. Eles devem
> ter um espaço lá para esse tipo de discussão.

	A lista deles é pra discutir o Projeto DFD e não pra fazer
profundas análises no nome dos projetos nacionais de Software Livre.
Garanto que eles tem uma lista grande de tarefas pra serem feitas e
garanto que eles precisam de ajuda.

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)