Re: pc-conectado

No dia 08/01/2006 às 11:46,
"Felipe Augusto van de Wiel (faw)" <felipe@cathedrallabs.org> escreveu:

> 	O fato de ninguém reclamar não é argumento de sustentação, ou
> seja, um erro não justifica o outro. Críticas deveriam ser bem vindas
> e encaradas de frente, tratadas pontualmente não como ofensas mas como
> uma opinião que pode expressar a idéia de mais pessoas.

Qual erro que justifica outro? Em qual parte da minha mensagem eu digo
que é um erro os nomes em inglês? Veja bem, isso dá pano para uma
discussão enorme, que não tenho a mínima vontade de entrar, muito menos
numa lista sobre informática.

> 	O Anahuac desenvolve ferramentas que são utilizadas em vários
> países e as ferramentas dele têm nomes bem brasileiros (Jegue, Pagode).

Legal, é um projeto dele, ele faz o que quiser. Mas, por exemplo, se eu
não gostar de Pagode posso pedir que ele mude para Samba, ou Embolada?

É isso que estou falando, nomes são nomes. São algo próprio e muitas
vezes sem relação com aquilo que nomeiam. Se o autor de um projeto não
pode nem escolher o nome da sua criação em paz, então, o brinquedo
perdeu a graça.

> Além disso, o fato de carregar "Debian" no nome assume que eles deveriam
> estar usando a mesma linha de trabalho do Debian, ou seja, foco nos
> usuários e abertura para críticas, idéias e mudanças (se forem necessárias).

Hum, nesse ponto vc tem razão. Usar o nome debian atrela o projeto à
distro.

Agora, sobre "foco nos usuários e abertura para críticas" não parece com
o que consigo ver do debian. Já vi desenvolvedores aqui na lista serem
um tanto quanto "bruscos" com relação a críticas ou idéias de mudanças.

Seja sincero, vc acha realmente que o Debian (pelo menos os desenvolvedores
brasileiros que participam dessa lista) são tão abertos a críticas e
idéias de usuários assim? ...

Não tenho o link aqui, mas já li em algum lugar um
desenvolvedor dizendo que usuários nem deviam ser levados em conta
porque só pedem bobagens. Claro que isso de forma alguma desmerece o
excelente trabalho que realizam para manter a distro maravilhosa que
todos usamos. (e NÃO estou sendo irônico)

> 	E novamente, a sua comparação foi infeliz, o WindowMaker tem um
> público alvo diferente do DebianForDummies, note que é exatamente esse
> o ponto levantado pelo Cláudio, IMHO, a crítica dele vai ao casamento
> entre o nome e o público alvo, nesses termos a crítica faz sentido e
> não deve ser encarada como um ataque,

Não sei se foi comparação tão infeliz, considerando que o Kojima é
brasileiro podia seguir o exemplo do Anahuac e usar um nome brasileiro.
É isso que me aborrece, se é alguém com algum nome da comunidade é
tratado de um jeito. Se é um ilustre desconhecido todos querem
perfeição.

Veja bem, não participo do debianfordummies, só resolvi escrever depois
de ler umas quantas mensagens discutindo o nome do projeto dos caras,
mas nenhuma se prontificando a ajudá-los. Pessoalmente acho que hoje em
dia tem muita gente disposta a ser 'cri-cri' mas poucos para meter a mão
na massa.

Acho que aqui nem seria o espaço adequado para discutir isso. Eles devem
ter um espaço lá para esse tipo de discussão.

Um abraço

Leandro
--
 (@_   Leandro Padilha Ferreira - http://androle.pro.br
 //\

Antes de começar o trabalho de mudar o mundo, dê três voltas dentro de sua casa.

--Provérbio Chinês