Re: Nome debianfordummies (era: Re: pc-conectado)

Em Dom, 2006-01-08 às 12:46 -0200, Felipe Augusto van de Wiel (faw)
escreveu:

> 	IMHO, acho um bom nome, mas concordo com o fato de que ele vai
> um pouco de encontro com os objetivos de vocês; já que a idéia é ser
> para várias distros, DebianForDummies pode, num primeiro momento,
> espantar curiosos de outras distros. Além disso, o nome em inglês
> atrapalha um pouco para o público alvo brasileiro, sem falar do uso da
> palavra dummies que eu me lembro alguém já comentou que pode ser
> encarada de forma pejorativa, mas com a série "for dummies" isso acaba
> sendo melhor encarado.

como eu disse anteriormente precisavamos de um nome, esse foi o nome que
sugeriiu bem a aideia, quanto a questão de outras distros, tudo depende
de quantas contribuições tivermos para outras distros, se começarmos a
ver que estamos tendo muitas contribuiçoes de outras distros, podemos
muito bem analizar uma troca de nome para algo mais generico, quanto ao
dummies, eu entendo bem oque voce quis dizer, mas o nome foi avaliado
especificamente devido ao "for dummies", os livros da série "for
dummies" tem um estilo mais simples de explicar as coisas, oque é a
nossa idéia, tentar ser o mais simples possível

> [...]
>
> 	Mas vale uma consideração importante, Debian é uma marca
> registrada e os detentores da marca podem exigir que você pare de usar
> o nome deles. No caso específico do Projeto Debian, isso é feito através
> da SPI, normalmente eles são bastante abertos ao uso do nome, desde que
> o uso não "ataque" de alguma forma a imagem do Debian, o que obviamente
> não é o caso do DebianForDummies.

> 	Até onde eu sei, apenas uma pessoa reclamou do nome e a crítica
> dela é com relação entre o nome e o público alvo, embora o texto
> original tenha sido forte, a idéia deveria ser no mínimo analisada e/ou

mas anteriormente, teve algumas criticas tb devido a isso, e outras em
outros lugares, porém, o nome significa bastante pra gente, mas não acho
que vale tanta discussão no momento, somos um projeto iniciante, e ainda
passaremos por muitas "reformas" de acordo com a necessidade

> 	Esse é o ponto que foi levantado, a relação entre o nome e o
> público alvo, e reforça o ponto do item (1) deste e-mail.

> 	Vocês não deixam de ter uma área comum de atuação. Unir esforços
> pode ajudar ambos.

com certeza, mas oque quis dizer foi, que ao criar o projeto, não
pensamos no pc-conectado, pensamos em ser um ponto de apoio para os
usuários que tem suas maquinas instaladas em install fests e tb, em
pessoas que estão iniciando no mundo linux por meio de outras formas
como o vizinho que mexe com linux ;)

> 	O que mostra que talvez o iniciante não tenha chego nesse ponto
> ainda, de usar listas. Pelo que me lembro, um dos projetos mais orientados
> pra Desktop (acho que foi o OpenOffice) fez uma pesquisa e descobriu que
> usuários com perfil de iniciantes (especialmente os vindos do MS Windows)
> tem uma forte tendência a preferirem fóruns ao invés de outros mecanismos
> como listas e wikis.

eu entendo muito bem este ponto de vista, acho tb que os usuários estão
mais habituados com os foruns, mas fazer tudo oque queremos, torna-se um
trabalho complicado em cima de forum, claro que sempre existiu a idéia
de liberar um forum no projeto, porém antes, a idéia éra unir forças com
um projeto ja existente, mas isso ainda está em analize para ver qual a
melhor opção, mas no nosso caso, o wiki é a melhor ferramenta para gerar
a documentação, e possiblitar a colaboração tb, isso é indiscutivel

mas para liberarmos o forum como parte do debianfordummies nós temos que
ter mais voluntários para ajudar nas duvidas dos usuários, como eu disse
anteriormente, somos um projeto iniciante, e ainda teremos muito oque
"reformar"

> 	Hmmm, ainda que as sugestões aconteçam, as críticas costumam
> acontecer com mais freqüencia e intensidade, nem sempre construtivas,
> algumas vezes alguém quer criticar porque não tem nada melhor pra fazer,
> ainda assim, as críticas podem trazer algo de bom, mesmo que venham sem
> sugestões.

> 	Você não precisa gritar pra ser ouvido nessa lista.
>
> 	E sim, voluntários ativos, que contribuam com sugestões e participem
> são uma necessidade na maioria dos projetos, não só no DebianForDummies. :-)

a idéia foi mais no sentido de exclamação doque de grito, mas tudo bem,
sem problemas.

abraços