Nome debianfordummies (era: Re: pc-conectado)

On 01/08/2006 12:08 PM, Pruonckk le Punk wrote:
> 1). Esse foi o nome que escolhemos, precisavamos de um nome para o
> projeto

	IMHO, acho um bom nome, mas concordo com o fato de que ele vai
um pouco de encontro com os objetivos de vocês; já que a idéia é ser
para várias distros, DebianForDummies pode, num primeiro momento,
espantar curiosos de outras distros. Além disso, o nome em inglês
atrapalha um pouco para o público alvo brasileiro, sem falar do uso da
palavra dummies que eu me lembro alguém já comentou que pode ser
encarada de forma pejorativa, mas com a série "for dummies" isso acaba
sendo melhor encarado.

> 2). Esse nome pode ser mudado, se os usuarios do DEBIANFORDUMMIES
> decidirem por isso

	Yep! Cabe a quem faz o trabalho decidir. :)

	Mas vale uma consideração importante, Debian é uma marca
registrada e os detentores da marca podem exigir que você pare de usar
o nome deles. No caso específico do Projeto Debian, isso é feito através
da SPI, normalmente eles são bastante abertos ao uso do nome, desde que
o uso não "ataque" de alguma forma a imagem do Debian, o que obviamente
não é o caso do DebianForDummies.

> 3). Ninguém deu bola para o projeto, agora que vocês estão vendo
> resultados, vocês vem reclamar do nome?

	Até onde eu sei, apenas uma pessoa reclamou do nome e a crítica
dela é com relação entre o nome e o público alvo, embora o texto
original tenha sido forte, a idéia deveria ser no mínimo analisada e/ou
considerada.

> 4). Debian for dummies foi um nome que expressava oque queriamos, e
> apenas para fins de conhecimento, nosso projeto não é focado
> exclusivamente em debian, mas para todoas as distros, porém como a
> maioria de nós usamos debian, a maior parte da documentação fica sendo
> para debian, se existir voluntarios para criar documentos para outras
> distros, blz, tera documentos para outras distros

	Esse é o ponto que foi levantado, a relação entre o nome e o
público alvo, e reforça o ponto do item (1) deste e-mail.

> 5). Nosso publico alvo é o usuário iniciante sim, porém nunca pensamos
> em chegar para pegar o publico do pc-conectado, mas sim, pegar usuarios
> que tem seus micros instalados em install fests, afinal, todo mundo vai
> la, instala, e nao da suporte ( casos especificos ) para esses caras

	Vocês não deixam de ter uma área comum de atuação. Unir esforços
pode ajudar ambos.

> 6). Suporte ? sim, suporte, a ideia é que os usuários entrassem na nossa
> lista, coloca-se la sua duvida, com a solução fosse criada a
> documentação no wiki, de preferência que os usuários comessassem a
> documentar, se queremos criar documentação para iniciantes, precisamos
> de iniciantes, um dos focos principais do projeto, seria a parte de
> desktop, infelizmente, não estamos tendo muita documentação nessa área,
> a maior parte das duvidas que encontramos não focaliza este ponto

	O que mostra que talvez o iniciante não tenha chego nesse ponto
ainda, de usar listas. Pelo que me lembro, um dos projetos mais orientados
pra Desktop (acho que foi o OpenOffice) fez uma pesquisa e descobriu que
usuários com perfil de iniciantes (especialmente os vindos do MS Windows)
tem uma forte tendência a preferirem fóruns ao invés de outros mecanismos
como listas e wikis.

> 7). Porque invés de voces falarem que o nome é ruim, não sugiram outro,
> dentro do que sugerirem, o DEBIANFORDUMMIES avalia as opções e decide
> caso veja que necessário a alteração disso.

	Hmmm, ainda que as sugestões aconteçam, as críticas costumam
acontecer com mais freqüencia e intensidade, nem sempre construtivas,
algumas vezes alguém quer criticar porque não tem nada melhor pra fazer,
ainda assim, as críticas podem trazer algo de bom, mesmo que venham sem
sugestões.

> SOMOS UMA COMUNIDADE COM INTUITO DE PROVER SUPORTE E DOCUMENTAÇÃO
> FOCALIZADA EM USUÁRIOS COM POUCO GRAU TÉCNICO ( E ATÉ NENHUM ), MAS PARA
> ISSO, NÃO BASTA QUE APENAS 2 OU 3 PESSOAS CRIEM DOCUMENTAÇÕES,
> PRECISAMOS DA AJUDA DE TODOS, CRITICAS CONSTRUTIVAS SÃO BEM VINDAS,
> PORÉM, FAÇA SUGESTÕES INVÉS DE CRITICAR, SERÁ MUITO MELHOR PARA A
> COMUNIDADE

	Você não precisa gritar pra ser ouvido nessa lista.

	E sim, voluntários ativos, que contribuam com sugestões e participem
são uma necessidade na maioria dos projetos, não só no DebianForDummies. :-)

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)