Re: [BEM OFF-TOPIC]anarquia (anarquismo) no debian(era: rpm packages)

Eu me desculpo. Concordo plenamente com Rafael (sobre o objetivo da
lista). Mas como disse: "eu adoro flames". Tentarei me conter daqui em
diante. Porém, não posso deixar de acrescentar algo: O que existe no
Debian são _guidelines_, algo muito diferente de _burocracia_.
_guidelines_ estas que são constantemente discutidas em listas e outros
lugares comunitários do Debian. Por favor, eu não estou inventando esta
história de anarquismo! Quem se interessar pelo assunto, e aqueles que
quiserem acrescentar algo, leiam antes os links que eu passei. Um
exemplo: Há uma discussão sobre a legitimidade da inclusão de pacotes
como o prórpio _anarchism_ ou a versão biblíca de king que são incluídos
na Debian e que, segundo alguns, ofenderiam pessoas que não se
identifiquem com tais posturas políticas e/ou religiosas. Há várias
outras discussões, das quais _eu_ ou _você_ podemos participar, que
decidem vários aspectos do rumo a ser tomado pela distro. Participam
destas listas aqueles que exercem nossa _representatividade_ (e não
_poder constituído_). Como projeto social e comunitário que possui
claramente pretenções e objetivos ideológicos e teóricos à cerca de
assuntos como _propriedade intelectual_ entre outros (vide _história do
projeto debian_), acho normal que discussões como essa surjam. Não há,
em português, uma lista que proponha este tipo de discussão, que, aliás,
até certo ponto, não foge do objetivo de "dar suporte aos usuários
debian", uma vez que visa o entendimento e amadurecimento do projeto(OFF
TOPIC para elas). Não vejo muitos problemas com discussões OFF TOPIC.

Há uma tentativa de especificar e "estreitar" equanto eu acho que o
caminho é _expandir_. Eu, como Rafael, gostaria de uma lista mais
"enxuta", direta e específica, apesar de, às vezes, não contribuir muito
para tal. Porém, não posso deixar de desaprovar certos comentários
depreciativos que ele (Rafael) faz da lista, comentários que são
completamente _dispensáveis_ até mesmo para que a lista alcance o
patamar que ele prega. Há diferença, Rafael, entre repreender ou evitar
desvios ao assunto da lista e estes comentários (que realmente me
incomodaram...) Talvez essa seja uma oportunidade se discutir melhor a
_política_ ou _conduta_ da lista com relação aos temas de devem ou podem
ser por ela abordados. Da minha parte, limitarei a responder ou postar
apenas mensagens sobre dúvidas ou problemas diretamente relacionados ao
uso do sistema Debian. Perdão por mais essa derradeira mensagem
transviada.

Por fim: Cala-te, minha boca.

--
mandioca