Re: Xinerama - era compilar OO

On Wed, 2005-12-28 at 18:20 -0200, Cláudio E. Elicker wrote:

> Isso funciona. É só definir uma resolução virtual maior que a resolução física
> do monitor.
>
> Por exemplo, em xinerama um dos monitores tá em 1280x960. Com ctrl-alt-+ passo
> ele para 1024x768. A resolução "virtual" continua em 1280x960 e agora ele faz
> auto-scroll. Na horizontal, quando o scroll termina, ele passa para o próximo
> monitor. Posso fazer isso em qualquer dos monitores, dependendo de onde está
> o cursor do mouse.

Legal.. a mensagem da lista de discussao onde li sobre isso devia ser
bem antiga..

> A minha é uma Permedia2 com 4MB. Fui até 1280x960, 16bpp. Não tentei mais
> porque o monitor não suporta

Entao consegues usar a mesma resolucao nos 2 monitores? :)
Mas tu senta no meio ou na frente de um?
Isso eh outra discussao que li.. Que eh bobagem sentar no meio...
Eu optei por ficar na frente do da direita... meu :0.1 eh o da
esquerda..

> Acho que o gerenciador de janelas tem de "saber" que é xinerama e não apenas
> uma simples tela com a soma dos 2 monitores juntos.

No meu caso, ele sabe que sao 2 displays :0.0 e :0.1, mas parece que nem
todas aplicacoes suportam direito isso ..

> Só no momento do chaveamento, ou ele deteriora continuamente a imagem?

A imagem eh sempre ruim.. O switch tb eh dos mais baratos :) Nao tem
nada digital.
Quando vou passar de uma maquina para outra, desligo o monitor para
evitar problemas maiores..

> Tenta variar a frequencia vertical. Meu monitores (os dois são de 17") também
> interferiam um com o outro. Resolvi o problema colocando um a 65 Hz e o outro
> a 60 Hz. É pouco, mas a 1280x960, 65 Hz é o máximo que eles vão.

19" = 1400x1050 a 75Hz
15" = 1024x768 a 60Hz

> Lembro que quando só tinha a placa PCI (Permedia2) isso também acontecia.
> Aliás foi por causa disso que comprei uma geForce. E depois, já que tinha uma
> placa de vídeo sobrando, acabei colocando 2 monitores...
>
> Talvez essa tua placa PCI não tenha decodificação mpeg por hardware, dai
> carrega o processamento e o som fica rouco. Como fica a carga da CPU quando
> roda vídeos em uma placa e outra?

Pelo que lembro, ele nao fica com muita carga.. Essas S3virge possuem
aceleracao..

Ocorre tanto qdo rodo com mplayer -vo xv quanto com -vo x11 ..

--

[]
JA Tavares