Re: Xinerama - era compilar OO

On Wednesday 28 December 2005 16:23, Datacom - Tavares wrote:

> hmm, no seu primeiro caso o painel deve existir soh que deve estar
> ficando em uma posicao onde o monitor nao cobre..

Exatamente. Agora se o gerenciador de janelas é esperto o suficiente para
fazer as maximizações corretamente, ele poderia ser esperto também para
colocar o painel no lugar certo.

> Andei lendo, a tempos atras, sobre um cara que queria que o monitor
> menor dele fizesse auto-scroll com o xinerama :)

Isso funciona. É só definir uma resolução virtual maior que a resolução física
do monitor.

Por exemplo, em xinerama um dos monitores tá em 1280x960. Com ctrl-alt-+ passo
ele para 1024x768. A resolução "virtual" continua em 1280x960 e agora ele faz
auto-scroll. Na horizontal, quando o scroll termina, ele passa para o próximo
monitor. Posso fazer isso em qualquer dos monitores, dependendo de onde está
o cursor do mouse.

> Tentou trocar os 2 monitores de posicao pra ver se nao tem um painel
> mesmo no monitor menor? faca isso invertendo somente as posicoes das
> videocard no XF86Config-4.. Eh a unica maneira de testar .. :)

Isso não é mais problema. Meus 2 monitores são iguais :-)

> Acho que no gnome+xinerama nao eh possivel fazer o painel ocupar soh uma
> tela.. No blackbox nao eh possivel ..

> Essas placas com 2 conectores nao sao muito bem suportadas no linux.
> Parece que as matrox que funcionam bem e tem 2 conectores..
>
> Tenho pacotes de placas S3virge PCI, algumas com 4MB, outras com 2MB e
> as com 4 nao aguentam mais de 1024x768 tb.. Lembro de ter tentado elas
> ateh como unica placa e elas falhavam ao tentar colocar uma resolucao
> maior.. Jah pensei em comprar uma RivaTNT PCI para tentar..

A minha é uma Permedia2 com 4MB. Fui até 1280x960, 16bpp. Não tentei mais
porque o monitor não suporta

> Interessante .. No gnome eu nao lembro dessa config .. Acho que nao
> existe ..

Acho que o gerenciador de janelas tem de "saber" que é xinerama e não apenas
uma simples tela com a soma dos 2 monitores juntos.

> Isso nao eh possivel, sao 2 hardwares diferentes.. O player nao consegue
> lidar com isso. Como ele controlaria delays diferentes? A placa lenta
> atrasaria a mais rapida?

Realmente não sei.

> Sim, mas jah aprendi a nao fazer isso..
> Tenho os menus de apps nos 2 displays e tenho um clipboard
> compartilhado..

> Nao lembro de usar nada SDL ultimamente...
>
> Tenho 2 maquinas em que utilizo 2 monitores, em casa e na faculdade.
> Em casa tenho 2 maquinas lado a lado e o monitor da segunda estah
> conectado a um switch kvm que permite passar o monitor para 2o. monitor
> da primeira maquina. O switch kvm esculhemba bastante com a imagem.

Só no momento do chaveamento, ou ele deteriora continuamente a imagem?

> Os 2 monitores, um LG 19" e um LG 15" causam interferencias um no
> outro.. Ainda nao descobri como evitar.. Dica? Um deles teria que ser
> LCD :)

Tenta variar a frequencia vertical. Meu monitores (os dois são de 17") também
interferiam um com o outro. Resolvi o problema colocando um a 65 Hz e o outro
a 60 Hz. É pouco, mas a 1280x960, 65 Hz é o máximo que eles vão.

Tem um programa chamado videogen (tem pacote no Debian) que calcula modelines
com as frequencias desejadas. Use com cuidado...

> Mas agora explicando outro problema que percebi..
> No Gnome, utilizando 2 displays, nao eh possivel ter o numero de
> workspaces de um diferente do numero de workspaces de outro. Consigo
> somente usar a quantidade de rows de workspaces diferente. Num eles
> estao em linha e no outro tenho 2 andares.

No KDE em não-xinerama tenho workspaces separados para cada monitor. Em
xinerama os workspaces são comuns. Os monitores se comportam como um único
desktop.

> Outra coisa, os atalhos "activate workspace" no metacity uma hora
> apontam para os workspaces em :0.0 e outra hora apontam para workspaces
> em :0.1 .. Descobri que apos colocar o mouse sobre a applet "workspace
> switcher", os atalhos passam a ser do display no qual estou com o mouse.

Não sei, usando KDE aqui :-)

> Andei presenciando problemas tb quando tenho 2 usuarios logados na mesma
> maquina com 1 display cada. Ex: jose com o :0.0 e :0.1 e joao com :1.0
> e :1.1 .. Trocando entre eles o segundo video eh desligado e reativado..
> Jah aconteceu de eu congelar a maquina e jah aconteceu do monitor 2 nao
> religar mais. Resolvi entao abrir um display :2 e o monitor se
> religou :)

Lamento, nunca tentei mais de um usário em xinerama. Qualquer hora tento e
digo o que aconteceu.

> Outro problema, quando rodo videos na S3virge PCI com o monitor 15" o
> som fica completamente roco .. Minha placa de som eh SB16 isa ..

Lembro que quando só tinha a placa PCI (Permedia2) isso também acontecia.
Aliás foi por causa disso que comprei uma geForce. E depois, já que tinha uma
placa de vídeo sobrando, acabei colocando 2 monitores...

Talvez essa tua placa PCI não tenha decodificação mpeg por hardware, dai
carrega o processamento e o som fica rouco. Como fica a carga da CPU quando
roda vídeos em uma placa e outra?

[]'s
Cláudio