Xinerama - era compilar OO

On Tuesday 27 December 2005 12:01, Datacom - Tavares wrote:

> totalmente offtopic.. :)

Não totalmente. E foi você quem começou :-)

> algumas razoes pelas quais nao uso xinerama:
> - monitores diferentes, resolucoes diferentes..

Xinerama funciona bem com monitores de resolução diferente.

No caso específico do KDE, o único inconveniente que percebi é que a barra de
tarefas ("panel"), quando configurada para ocupar os 2 monitores, só aparece
no monitor de maior resolução. No monitor de menor resolução ela desaparece
parcialmente ou totalmente dependendo da diferença de resolução entre eles.

Se o "panel" é configurado para ocupar só um dos monitores, ou se os monitores
tiverem a mesma resolução, não há problema.

> - eh dificil achar uma placa pci que aguente mais de 1024x768

É verdade. Normalmente elas tem pouca memória. Talvez diminuir o número de
cores ajude.

O ideal seria uma placa de vídeo (AGP ou PCI express) com saida para 2
monitores. Pena que são muito caras. Assim vou usando uma placa PCI velha
mesmo.

> - ele descarta a possibilidade de maximizar as janelas.. Elas ficariam
> divididas e acessar um google, por exemplo, seria o caos :)

Talvez isso dependa do ambiente ou gerenciador de janelas usado. No KDE a
maximização é feita ocupando um monitor apenas. A janela é maximizada no
monitor em que estiver. Se estiver parcialmente em cada monitor, ela é
maximizada naquele onde está sua maior área.

> - rodar videos em fullscreen soh vai ocupar uma das telas por causa das
> diferencas das placas de video ..

Em fullscreen o video inteiro ocupa só um dos monitores. É como se fosse
não-xinerama. De novo, isso deve depender do gerenciador de janelas usado.

Nunca tentei rodar vídeo ocupando os 2 monitores, pois a placa PCI que uso não
tem aceleração mpeg. De qualquer forma a geometria do vídeo ficaria absurda.

> - a unica vantagem seria mover a janela de um para outro.. nada alem
> disto..

O que, convenhamos, é uma grande vantagem.

> convido alguem que use como 2 displays para trocar umas figurinhas sobre
> algumas coisas que tenho duvidas e que devem haver meios mais simples de
> resolver..

Estamos ai.

Usando xinerama, o problema mais chato que encontrei foi com o mouse em
aplicações SDL (jogos, eu confesso). Ele fica totalmente maluco. Para
contornar o problema tem de fazer (não me pergunte por que)

    export SDL_VIDEO_X11_DGAMOUSE=0

antes de chamar a aplicação. Como quase sempre, a resposta estava no Google.

[]'s
Cláudio