Sobre moderação e off-topic

On Fri, 21 Oct 2005, Savio Ramos wrote:
> [...]

Evidentemente que é uma coisa de percepção. Eu sei que de minha parte,
estava me referindo a umas poucas threads off-topic *pequenas* por ano, tipo
não muito mais que 10 delas.

> Sendo uma lista sem moderador é evidente que não vai funcionar mesmo, você tem toda a razão.

Vamos tentar nos manter só com a auto-regulamentação, sim?  Evitem off-topic
como se evita pragas.  Se off-topic for bem raro, não há motivos para
restringir a liberdade da lista, e isso garante a liberdade de todos para
postar off-topic quando isso for __realmente__ necessário, sem ser punido.

Porque se a lista passar a ser moderada, não vai ser moderação prévia (o
Debian não aceita isso fácil).  Vai ser moderação póstuma, que é sempre de
natureza *punitiva*, ou seja, vai ter gente sendo banida das listas.  É pior
para todo mundo.

> Trata-se de uma recomendação para os membros da lista. Na verdade esta
> política está dizendo "pense 2.964.323 vezes antes de enviar uma mensagem
> fora do tema".

Isso! Alguém entendeu! ;-)

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond