Re: [OT] Re: Mea culpa e Mais [ERA: Re: Sobre off-topics]

No dia 15/10/2005 às 00:53,
"Cláudio E. Elicker" <elicker@gmail.com> escreveu:

> Como sempre, se mostra só o que interessa.
>
> E o total de mortes violentas? Diminuiu ou não?

O relatório é sobre mortes por *armas de fogo*. Qual a diferença em ser
violenta ou não?

> E quanto a armas brancas, tacapes, envenenamento, músicas do Lulu Santos,
> mensagens OT, e a todos os outros métodos já produzidos pela infinita
> criatividade humana?

O que isso tem a ver? Sem ironia, por favor.

> Por exemplo, na tabela 3 mostra que armas de fogo são a principal causa de
> morte de jovens em 2003. Mas não há tabela equivalente com dados de 2004.
> Em relação a 2004 mostram números apenas sobre armas de fogo, sem comparar com
> outras causas.

Isso é uma crítica periféria, esta tabela é supérflua. Por haver o
comparativo com outras causas de óbito além armas de fogo, talvez nem
todas estivessem atualizadas para 2004. De qualquer forma, pode-se
aproximar a redução considerando-se o índice de 8,2% (3234) de vidas
poupadas --obviamente não se teria o subtotal por idade, o que é
irrelevante para a conclusão.

> A pesquisa afirma que havendo menos armas de fogo vai dimimuir o número de
> mortes por armas de fogo. Não acredito, mas não estou questionando isso. O
> que quero saber é se diminui o total de mortes, o que, estúpida ou
> malevolamente, não é mostrado.

A pesquisa é sobre os índices de mortes por armas de fogo. Naturalmente
não incluirá o impacto no índice Dow Jones e coisas afins.

> Se matarem a tijoladas os autores dessa pesquisa não vai aparecer na
> estatística, e vão poder dizer que o número de mortes por arma de fogo está
> diminuindo.

O Estatuto não abrange a proibição/barreira ao comércio de tijolos,
portanto não faz sentido relacioná-lo na pesquisa.

Enquanto há evidências (embora possa ser questionado a magnitude do
impacto, principalmente o que tange a relação causa-e-efeito) a favor do
desarmamento, o time do NÃO prefere seguir no discurso a base de
achismo, criticando uma pesquisa deste calibre por coisas do tipo "ah,
mas não computaram a morte por tijoladas". Chega a ser cômico.

--
Douglas Augusto
                             [Netiqueta]