Re: [OT] Re: Mea culpa e Mais [ERA: Re: Sobre off-topics]

On Saturday 15 October 2005 04:21, Douglas A. Augusto wrote:
> No dia 15/10/2005 às 00:53,

> O relatório é sobre mortes por *armas de fogo*. Qual a diferença em ser
> violenta ou não?

Mortes violentas seriam mortes provocadas. Por armas ou métodos de qualquer
tipo. Exclua acidentes de trânsito e outras situações onde não há intenção
dolosa, se quiser. Concordo que o termo não é claro e pode não estar bem
empregado, mas acho que me fiz entender.

> O que isso tem a ver? Sem ironia, por favor.

Porque não é só com armas de fogo que se mata. Simples assim.

> Isso é uma crítica periféria, esta tabela é supérflua. Por haver o
> comparativo com outras causas de óbito além armas de fogo, talvez nem
> todas estivessem atualizadas para 2004. De qualquer forma, pode-se
> aproximar a redução considerando-se o índice de 8,2% (3234) de vidas
> poupadas --obviamente não se teria o subtotal por idade, o que é
> irrelevante para a conclusão.

Não considero supérflua. A separação por idades é irrelevante, mas o
comparativo com outras causas é fundamental.

Esse é o ponto. Essas vidas não foram tiradas por armas de fogo. Mas nada no
relatório mostra que não foram tiradas por outro meio.

> A pesquisa é sobre os índices de mortes por armas de fogo. Naturalmente
> não incluirá o impacto no índice Dow Jones e coisas afins.

Discordo. Tem de relacionar com outras causas. A pesquisa faz isso para 2003,
mas justamente para 2004 se omite.

Vejo 3 possibilidades:

1) Suponha só por um instante que o número de mortes por outras causas
violentas aumentou os mesmos 8,2% ou mais. Isso iria contra a tese da relação
arma de fogo/violência. Se os dados existem e não são apresentados, não seria
má-fé?

2) Suponha agora que o número de mortes por outras causas violentas diminuiu
ou aumentou menos de 8,2%. Isso iria a favor da tese da relação arma de
fogo/violência. Se eles tem os dados e não mostram, não seria burrice?

3) Eles não tem esses dados. Continuo afirmando que deveriam ter. Nesse caso
deve ser apenas simples incompetência.

> O Estatuto não abrange a proibição/barreira ao comércio de tijolos,
> portanto não faz sentido relacioná-lo na pesquisa.
>
> Enquanto há evidências (embora possa ser questionado a magnitude do
> impacto, principalmente o que tange a relação causa-e-efeito) a favor do
> desarmamento, o time do NÃO prefere seguir no discurso a base de
> achismo, criticando uma pesquisa deste calibre por coisas do tipo "ah,
> mas não computaram a morte por tijoladas". Chega a ser cômico.

É cômico mesmo. Uma pesquisa "deste calibre" deveria apresentar os dados
totais, incluindo mortes por tijoladas (sem ironias). Até mesmo por que
poderiam ir a favor da tese do desarmamento. Assim como está só serve para os
achismos do NÃO e para o bem embasado discurso do SIM (com ironia agora).

Volto à pergunta inicial. que não foi respondida:
E o total de mortes violentas? Diminuiu ou não?

Cláudio
--
"There are three kinds of lies: Lies, Damn Lies, and Statistics."