Re: {OT] Re: Mea culpa e Mais [ERA: Re: Sobre off-topics]

On Friday 14 October 2005 18:24, Douglas A. Augusto wrote:
> No dia 14/10/2005 às 14:11,

> Não sei de fato qual seria o impacto sobre a comercialização de armas de
> fogo no país, mas o Estatuto, segundo o Ministério da Saúde, reduziu em
> 8,2% o índice de óbitos por armas de fogo.
>
>  Desarmamento: Pesquisa do Ministério da Saúde mostra redução inédita das
>  mortes por armas de fogo
>

> http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/noticias_detalhe.cfm?
>co_seq_noticia=19826
>
> Aqui está a pesquisa completa:

http://www.mj.gov.br/senasp/estatisticas/Pesquisa%20mortes%20por%20arma%20de%20fogo.pdf

Como sempre, se mostra só o que interessa.

E o total de mortes violentas? Diminuiu ou não?

E quanto a armas brancas, tacapes, envenenamento, músicas do Lulu Santos,
mensagens OT, e a todos os outros métodos já produzidos pela infinita
criatividade humana?

Por exemplo, na tabela 3 mostra que armas de fogo são a principal causa de
morte de jovens em 2003. Mas não há tabela equivalente com dados de 2004.
Em relação a 2004 mostram números apenas sobre armas de fogo, sem comparar com
outras causas.

A pesquisa afirma que havendo menos armas de fogo vai dimimuir o número de
mortes por armas de fogo. Não acredito, mas não estou questionando isso. O
que quero saber é se diminui o total de mortes, o que, estúpida ou
malevolamente, não é mostrado.

Se matarem a tijoladas os autores dessa pesquisa não vai aparecer na
estatística, e vão poder dizer que o número de mortes por arma de fogo está
diminuindo.

Cláudio
--
"There are three kinds of lies: Lies, Damn Lies, and Statistics."