Re: lenda de servidor ter que ser modo texto

Servidor em modo texto não é lenda, é N E C E S S I D A D E.

Os sitemas baseados em UNIX oferecem um controle muito maior sobre as
configurações, o que pode levara à perfeição ou ao caos total. Um
ambiente desktop é para desktop, servidor precisa dum editor de textos
e dos serviços, nada mais.

Já tive diversos problemas com ferramentas que "configuram" o sitema e
decidi radicalizar, não uso nem as telas que o apt-get exibe para
configurar os pacotes, se não encontro um parâmetro ou não sei fazer
uso o LINKS (apt-get isntall llinks) e vou ao Google.

As distribuições mais focadas à "facilidade" geralmente são as com
menor apoio de uma "comunidade"

E por não ter apoio de uma comunidade estas distribuições começam a
perder espaço até se tornarem mais um Freedows...

Vejam a Conectiva, alguém imagina que um dia a Debian possa ser comprada?
Não, todos têm certeza que isso não será feito? Como alguém pode
apoiar um projeto e depois ver este projeto ser descontinuado ou
limitado porque virou pago. Quantos dos que colaboraram com a
Conectiva, RedHat, SuSE vão ganhar cópias da Mandriva, RHEL (pq Fedora
definitivamente não presta...) ou do Novell Linux? Nenhum, e aí, vão
ter que pagar par poder usar um authconfig, pagar para usar um yast?
Porque esas ferramentas na Debian devem ficar como o apt-get da Red
Hat (quem já usou sabe do que falo...)

Mas voltando ao assunto, eu acho que ferramentas gráficas são
"viciantes" e "emburrecedoras" (nossa, posso ser presidente da câmara
dos deputados depois dessa!) porque não há pesquisa, não há trabalho,
não há conhecimento, apenas empuração de mouse e "next, next, next,
finish...". Já vi "administradores" ficarem apavorados quando usei os
recursos de "find" (/procurar) e de "replace" do vi
(:%s/procurar/substituir/g) oporque sempre usavam o YaST para
configurar e o mesmo não dava uma opção que eles demandavam...

Porém a administração é feita por pessoas e portanto vai ao gosto de
cada um. O recomendado por mim é S E M P R E evitar o ambiente
gráfico: vc adiquire conhecimento, gerencia com muito mais facilidade
(basta praticar) e reduz vulnerabilidades de segurança, além de não
desperdiçar recursos de hardware.