To: "dup" <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Sent: Thursday, September 16, 2004 4:24 PM
Subject: Re: ULTRA-DMA e cabos flat

Só pra complementar mais ainda o conhecimento do pessoal, um amigo
daqui me disse que segundo a especificação IDE, os dispositivos master
têm que estar na ponta do cabo flat e os slave no meio.
Tá certo que já vi funcionar de modo diferente, mas ele colocou que é a
padronização, então se um dia tiverem algum problema, veja se está
conforme o padrão.
abraços.

Então... na verdade se vc jumpear o HD para ser master ou slave, não importa
em qual ponta do flat vc coloca o HD... MAS, para seguir as especificações
udma e obter o máximo de performance do cabo e dos hds, os 2 HDs devem estar
configurados como cable-select e o que estiver na ponta do cabo será o
master, e o slave no meio.
Li isso no site da Seagate, se não me engano. Foi em alguma fabricante de
HDs.

Abraços,
Leonardo Lourenço Crespilho