Nova versão estavel

Gostaria de saber quando sairá a nova versão estável do debian.
Inciei analisando o Kurumin, em seguida no Conectiva. Lendo o foca linux cheguei ao conhecimento do Debian, e vi que esta seria a minha distribuição Linux. Como tempo de download é grande pretendo comprar os CDS (talvez na Linux Mall, pois ela reverte parte do ganho para o projeto Debian). Outra dúvida é quanto à versão. A Debian BR ou a US. A diferença está apenas na questão da localização, ou tem mais coisas envolvidas?. Por exemplo o pessoal aqui da lista fala muito no sarge, isso independe se está se usando a versão BR ou a US?. Estou ansioso esperando o lançamento. Programo em VB, manjo um pouco de ASP, SQL Server. Será que tem espaço pra mim aqui?.