ULTRA-DMA e cabos flat

Conforme descrevi 'a lista anteriormente, tive um sério problema com a
ativação do ultra-dma.
De tempos em tempos (dias), a máquina dava pau no boot, perdia o dual
boot fosse ele qual  fosse (lilo ou grub) até dizer que havia erro na
instalação dos HDs.
A solução era abrir a máquina, desconectar os HDs.
Tosco, não?
MAs após isso ela voltava 'a vida.
Observando as mensagens no Linux, percebi que havia sempre algo em
relação ao ultra-ema.
Desativei o mesmo e como " sublata causa efeitum cessat" , está
funcionando 'as mil maravilhas,
Mas fiquei com a pergunta?
Quem causava a incompatibilidade?
BIOS?
HDs (improvável, são novos e de 7300 r.p.m)
Processador?
Hoje encontrei um colega que mexe com hardware aqui na  pequena empesa
em que faço uns bicos e ele me disse que a causa é o cabo flat.
Para suportar o udma, tem que ser cabo de 80 vias e eu devo estar
usando o de 40.
Bem plausível, não.
Assim, solicito aos amáveis e doutos colegas da lista que conhecem bem
hardware algum comwentário.
Vou ao centro da cidade hoje e posso comprar o cabo.
Obrigado.

--
Renato Alvim - Membro da BSGI -Nam-myoho-rengue-kyo