Re: Alterar resolução de video 'on-the-fly'

Pelo que vejo, você está rodando seu X com resolução apenas de 800x600
ou 648x480, e cores em 16 bits ("High Color"). Seu monitor não agüenta 1024x768 não? Ele trabalha com TrueColor? Se sim, faça uma simples
troca: em DefaultDepth, troque 16 por 24 e reinicie o X. Pronto, você
estará rodando a 1024x768 em TrueColor.

Vamos por partes: sim, meu monitor suporta 1024x768x24. Porém, prefiro rodar o X com 16bit, pra ficar mais rápido. Minha problemática é justamente essa: alternar entre os modo 1024x768 e 800x600 sem precisar reiniciar o X (e todos os aplicativos gráficos que estiver rodando). Gosto de trabalhar em 800x600, mas às vezes preciso usar o 1024x768, e a única maneira de fazer isso atualmente é editando o arquivo 'na mão grande', por isso você achou o Display só com as opções 800x600 e 640x480.

Esse "modo virtual" de que você está falando, como é que ele aparece? O
que é que acontece quando você coloca ViewPort 0 0 e Virtual 1024 768
logo abaixo de Modes, na SubSection "Display" \n Depth 24? E o
C-A-+/C-A--? Como o X se comporta nessas condições?

O modo virtual que eu falei é justamente como você disse, tipo 'Age og Empires'. Já tinha pesquisado a respeito, e achava que o problema estava relacionado a esse tal modo, mas não sabia como desativá-lo...

Bem, como você viu, meu XF86Config-4 não faz nenhuma referência ao modo virtual, mas ainda assim ele é ativado. Vale ressaltar uma coisa: o driver para minha placa (Sis300) distribuído com o Woody não funcionava legal, então baixei algumas correções na net; na verdade, um patch pro arquivo '/usr/src/kernel-source-2.4.18/drivers/char/drm/sis_drv.c', uma série de arquivos pra copiar sobre os existentes no diretório '/usr/src/kernel-source-2.4.18/drivers/video/sis', um arquivo 'sis_dri.so' pra ser colocado no diretório '/usr/X11R6/lib/modules/dri/sis_dri.so' e um exemplo de 'XF86Config-4'. O fato é que, depois de instalado esse driver que baixei, as coisas funcionaram muito melhores, inclusive o DRI, que só funcionou devido a ele; com o driverr original, não funcionava.

Expliquei tudo isso porque pode ser que influencie em alguma coisa, não é? Pis bem, o fato é que a opção modo virtual não consta no meu XF86Config-4, mas ainda assim está ativado.

Alguma idéia?

[]'s
Ivo

--