Re: Alterar resolução de video 'on-the-fly'

On Thu, May 01, 2003 at 01:17:44PM -0300, Guilherme Mesquita Gondim wrote:

> Ei cara, me interessei por isso, gostaria também de mudar para 800x600 sem reiniciar, mas em meu XF86Config-4 não tem essas linhas "Virtual", o que faço?

Essa opção "Virtual" no seu XF86Config-4 diz para o X criar uma tela
virtual com o tamanho especificado. A tela toda não cabe no espaço do
seu monitor, então você vê as outras partes da tela usando o mouse. Já
jogou Age of Empires? Pois é, é daquele jeito. Você move o mouse para a
borda da tela, a parte que estava invisível aparece.

Existe no XF86Config uma seção (começa com Section "Screen"), que tem
Identifier, Device, Monitor e, opcionalmente, DefaultDepth (pode haver
outras opções, depende da sua configuração). Depois, ainda dentro da
Section "Screen", existem várias Subsection "Display", com Depth, Modes,
ViewPort e, opcionalmente (tchan-tchan-tchan-tchaaan...), Virtual, além
de possíveis outras opções.

Você vai ver que DefaultDepth você está usando. Se não tem um
DefaultDepth, como rood digite o seguinte comando:
# grep Depth /var/log/XFree86.0.log

Ele retornará o Depth que você usou da última vez.

Pegue esse valor que você achou (ou usando grep ou olhando o
DefaultDepth) e procure uma Subsection "Display" que tenha uma opção
Depth igual. É aí que você vai mexer. Se você tiver apenas uma resolução
na opção Modes, coloque mais algumas. Eu uso o seguinte:

Subsection "Display
	Depth 24
	Modes "1024x768" "800x600" "640x480"
	ViewPort 0 0
	Virtual 1024 768
EndSubsection

Isso quer dizer que eu tenho três opções de resolução, 1024x768, 800x600
e 640x480, cada uma delas com um nível de zoom diferente. Se você não
usar o tal do Virtual, usando C-A-+/C-A-- você verá sua resolução
diminuir ou aumentar de acordo com as resoluções que você especificou na
seção Modes, mas a tela do seu dektop ocupará toda a tela do
seu monitor. Entretanto, se você usar o Virtual, a resolução será sempre
1024x768 (não foram os parâmetros que eu passei para Virtual?), mas a
tela do desktop não caberá na tela do seu monitor, e você precisará usar
o mouse para ver as outras partes da tela. Pode ser difícil se acostumar
com isso no começo, mas quando você começa a usar, verá que é uma mão na
roda.

Para maiores esclarecimentos, estamos à disposição. Mandar seu
XF86Config-4 ajudará muito.

--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User #175920
Brasília - DF - Brasil				Usuário Debian #574