Re: OFF-TOPIC Devo cobrar pelos serviços?

Olah!

Em Dom 13 Abr 2003 17:46, Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra escreveu:
<snip>

| 	Não mesmo!!
|
| 	O que significa cobrar pelos programas?  Cobrar pela distribuicão.  O que
| há de errado nisso?  Errado seria tentar fechar o código-fonte, o que a
| GNU GPL proíbe.

Concordo. Errado seria fechar o codigo. Errado e ilegal alias (nos EUA,
claro... aqui naum temos legislacao para o SL).

Mas existem varios niveis de "errado". Algo pode ser (1)ilegal, (2)anti-etico
ou (3)imoral (estou simplificando propositalmente para evitar entrarmos nessa
discussao em um assunto que jah era off-topic). O fato de algo ser ilegal
(como fechar o codigo de um SL), naum quer dizer que naum seja imoral ou
anti-etico. Essas visoes saum muito particulares e o que eh imoral para uns
pode ser perfeitamente aceitavel (e ateh fomentado) para outros.

Foi por isso que eu disse "pode ser visto". Naum encerrei a questao somente
com este ponto de vista. Particularmente naum vejo problema algum em cobrar
pelo software, mas esta eh minha visao particular de etica/moralidade. No
entanto eu naum represento a comunidade, apenas faco parte dela. Pode ser que
alguns (talvez ateh a maioria) da comunidade veja isso como algo que naum se
deva fazer (imoral ou anti-etico). Quem sabe? Voceh sabe?

| 	Defina "cobrar pelo software", e explique por quê é questionável.

Jah respondi acima. Disse "no minimo", jah que pode haver mesmo uma unica
pessoa na comunidade que ache questionavel. Dialetica meu filho... :-)

[]s

Pablo

--
Pablo Lorenzzoni (Spectra) <spectra@debian.org>