Re: OFF-TOPIC Devo cobrar pelos serviços?

On Mon, 14 Apr 2003 00:22:19 -0300, Pablo Lorenzzoni wrote:

> Concordo. Errado seria fechar o codigo. Errado e ilegal alias (nos EUA,
> claro... aqui naum temos legislacao para o SL).

	Mas nem nos EUA há tal legislacão.  A GNU GPL é simplesmente um contrato.
 Outro dia vi uma tentativa de análise da GNU GPL pela legislacão
brasileira, mas não servia porque o analista não a tinha entendido bem.

> Mas existem varios niveis de "errado". Algo pode ser (1)ilegal,
> (2)anti-etico ou (3)imoral (estou simplificando propositalmente para
> evitar entrarmos nessa discussao em um assunto que jah era off-topic). O
> fato de algo ser ilegal (como fechar o codigo de um SL), naum quer dizer
> que naum seja imoral ou anti-etico.

	Nesse exemplo, seria imoral e ilegal se for GNU GPL, e imoral mas não
ilegal se for BSD, MIT X e similares.

> Essas visoes saum muito particulares e
> o que eh imoral para uns pode ser perfeitamente aceitavel (e ateh
> fomentado) para outros.

	Esse é o ponto de vista relativista, que não é o da FSF.  Apesar do RMS
em si ter sua própria moral sexual, nos assuntos sociais ele e toda a FSF
tem valores bem estabelecidos.

	Claro que há a visão amoral e pragmática do Linus e do ESR, por exemplo
-- talvez amoral seja uma palavra forte demais, quero dizer que a
preocupacão primeira deles não é a moral.

> Pode ser que alguns (talvez ateh a maioria) da comunidade veja
> isso como algo que naum se deva fazer (imoral ou anti-etico). Quem sabe?
> Voceh sabe?

	Bom, esse foi meu ponto... ninguém sabe, simplesmente porque ninguém
definiu o que é a comunidade.  A comunidade de usuários Debian?  Ou a de
sistemas livres?  Ou a de sistemas abertos?  Ou a de código aberto?
Inclui simpatizantes?  Inclui só quem entende o licenciamento e as
questões morais?  Não dá para especular sobre "o que pensa a comunidade"?

> Jah respondi acima. Disse "no minimo", jah que pode haver mesmo uma unica
> pessoa na comunidade que ache questionavel. Dialetica meu filho... :-)

	Eu chamo a isso "escapar pela tangente"...

--
  _   Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra    +41 (21) 648 11 34
 / \  Lausanne, Vaud, Suisse                    +41 (78) 778 11 34