Re: OFF-TOPIC Devo cobrar pelos serviços?

On Mon, 14 Apr 2003 06:48:35 -0300, Pablo Lorenzzoni wrote:

> Em Seg 14 Abr 2003 04:07, Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra
> escreveu: <snip>

> Que exemplo?

	"fechar o código de um SL" (sic).

> E isso, que tem a ver? O fato eh que a moral eh relativa, assim como a
> etica.

	*Algumas* pessoas *acham* que a moral é relativa.  Isso é uma opinião,
não um fato.  E eu tenho a opinião contrária, como a FSF.  Aliás, moral é
sinônimo de ética -- e considerada pela maior parte da populacão
mundial durante todas as eras como absoluta.  Somente alguns ramos da
filosofia ocidental se desviaram desta conviccão no último século e tanto,
o que agradou à esquerda e aos materialistas práticos que dominam o
Ocidente.

> Claro que eh! A moral deles, claro (que acaba por ser muito parecida com a
> minha, mas isso naum vem ao caso).

	Vem ao caso sim.  A comunidade de código aberto tem preocupacão
primordial pragmática, não moral.  Já a comunidade de sistemas livres tem
a moral -- "é incorreto negar liberdade a próximo" -- como primeira
preocupacão.  O Debian engloba ambas comunidades, mas com forte componente
moral e libertário.

> Hm... vc estah esquecendo que comunidade soh eh definida as custas de
> delimitacoes, e este naum eh um bom caso para delimitarmos.

	Sem delimitacão não se pode falar nada, porque não se sabe sobre o que
exatamente falar.  Então não se poderia sequer ter
respondido a pergunta original em termos do que uma suposta "comunidade"
teria a opinar.

> Eu penso em comunidade como algo taum disforme quanto "mercado". Mas cada
> um pensa como quiser.

	Quando se fala mercado, ou é baboseira ou existe um contexto ou uma
adjetivacão implícita e (ou) explícita.

	O mesmo para comunidade.  Ou se delimita, ou se cala.  Fora isso não tem
sentido.

> Naum "escapei pela tangente". Dei minha opiniao, mas chamei atencao que
> isso pode ser considerado (por alguns ou muitos, dependendo de quem
> estivermos falando) imoral/anti-etico. Naum sei quem saum. Naum delimitei
> de nenhuma forma. Somente o Denis poderah faze-lo.

	Se não sabe quem é nem quantos, a pergunta é, e daí?  Quem liga para os
outros, se (na tua concepcão) a moral é relativa e a comunidade não é
definida?

> "Denis, eu acho que dah! Mas algumas pessoas podem ficar incomodadas com
> isto, talvez muitas. Se vc for adiante, deve considerar este fato".

	O *muitas* eu contesto, e de qualquer maneira contesto também a
fundamentacão para o tal incômodo...

--
  _   Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra    +41 (21) 648 11 34
 / \  Lausanne, Vaud, Suisse                    +41 (78) 778 11 34