Re: Será tão difícil? (Mensagem mais ou menos longa)

Em Tue, 12 Nov 2002 14:21:20 -0200, Chanderlie Freire de Santiago
<chanderlie@yahoo.com.br> escreveu:

>     Tira o Gnome 2 do PC da tua mãe. :) Aproveita e pára de
> disponibilizar os teus pacotes do Gnome 2 pra vc ver o chororô. :).

O chororô vai ser geral entre os curiosos... minha mãe gostava
bastante do GNOME 1.4... na verdade pra ela não mudou nada...
ela continua usando o Sylpheed, Galeon e Open Office como sempre...

Acho que você está com idéia errada sobre o usuário de que estamos
falando... você está falando do "usuário avançado de Windows",
eu estou falando do "usuário leigo" mesmo...

>     Estranho. Achei que os mantenedores de uma distro GPL estivessem

Primeira coisa: o Debian não é GPL... o Debian como um todo não tem
licença... você tem de olhar cada licença de cada pacote... o que nós
garantimos é que *todo* pacote lançado oficialmente no Debian te dá
as 4 liberdades básicas

> tranquilos quanto à possibilidade de alguem utiliza-la em outros
> projetos. Ja houve alguma proposta de mudanca de licenca da debian, de
> modo  que ninguem a usasse num fork e todo mantenedor debian pudesse
> dormir em paz?

Hmmmm... acho que você confundiu a coisa aqui... nós não somos contra
um fork do Debian, nem queremos impedir isso... tão aí a libranet,
a DeMuDi pra provar isso...

Só que *eu*, pessoalmente, e muitos outros desenvolvedores (inclusive
os caras da Progeny) acreditam que um fork geraria muita duplicação
de esforços... entende?

Ia ser necessário muito trabalho para manter os pacotes do fork(),
já que eles estariam em versões diferentes e até mesmo com configs
diferentes, as vezes... nós preferimos que esse trabalho seja
revertido para dentro da *base*, que é o Debian, para torná-lo melhor.

Eu sou *absolutamente* contra frontends tapa-buraco... acho que
se um problema existe ele tem de ser resolvido na base...

Por isso que eu acho o sub-projeto Debian Desktop uma coisa legal...
Estamos levando para dentro do Debian o eyecandy e a preocupação
com a facilidade e a usabilidade, ao invés de criar uma nova
"camada" com essas características.

>     Xiii....quando comeca a rolar esse papo dos que realmente gostam é
> melhor eu pensar em parar.

hmmm... não vejo por que... é que é muito melhor para o Debian e,
portanto, na minha opinião, para o software livre e para o mundo
que o *Debian* seja melhorado...

>     Vc tambem faria de graca pra todo mundo que precisasse? Por que o
> que vale pra vc pode nao valer pra outros. E é aí que entra pacotes
> oficias atualizados.

Claro que faria... eu não faço do GNOME2? Se todos fizessem pra todos
teríamos backport de tudo que é importante...

>     Nao vou nem usar isto que vc falou em argumentos futuros pra evitar
> de vc responder: "Não foram só os pacotes, a atualizacao de seguranca,
> do crypto-in-main, dos pools .. leia a debian-devel =P". Ahh, eu nao
> leio mesmo a -devel. :^)

Cada um em seu tempo e com sua importância... os pools seguraram o início
do freeze, os pacotes seguraram o processso final de release, as atualizações
de segurança seguraram o release depois que ele já estava pronto...

O que você não pode é querer fazer um julgamento simplista sobre um processo
tão complexo... é como estudar história e dizer que a segunda guerra aconteceu
apenas por 1 único fator... nonsense, saca? =)

[]s!

Debian: <http://www.debian.org>  *  <http://www.debian-br.org>