Re: Desabafo (era Re: TURBO PRINT?)

* Gustavo Noronha Silva (kov@debian.org) wrote:

> eu não sei bem... mas eu costumo estourar com algumas coisas também, Márcio,
> e eu entendo o ponto de vista do Henrique. Veja, também, que o próprio desabafo
> dele foi educado e respeitoso e todas as mensagens que seguiram o foram

Claro!

> [...]
> de vida de uma população, com a melhora de uma sociedade inteira e depois
> alguém chegar e falar que "ninguém até hoje fez algo bom em num sei o que
> que seja grátis"
>
> mesmo porque, nenhum de nós, que colabora com o movimento faz isso por obrigação
> ou por qualquer tipo de pressão ou recompensa, fazemos porque gostamos e nos
> sentimos bem fazendo os outros se sentirem bem (daí vem o nosso "desgosto"
> pelos advogados do "movimento open source", que só querem saber do útil e prático (como usar browsers proprietários hehehe))

So por prazer! Isto e maravilhoso!

> de qualquer forma, o Henry é uma pessoa que colabora muito com a lista e,
> como o próprio Henrique já disse, a pessoa dele não tem nada com isso,
> esclarescido todo o assunto, eu sugiro que voltemos ao que é importante
> agora: salvar o mundo, com todos nós jogando do mesmo lado (que é o que
> acontece, na verdade)

Sim, somos soldados da transformacao social. Alias, eu reparei que o movimento
software livre aqui no Brasil parece futebol. No futebol existem aqueles
torcedores que so querem saber que o time foi o campeao. Nao interessa se os
dirigentes sao ladroes, se o time foi campeao subornando juizes, se o
dirigente usa do prestigio para se eleger deputado e atuar pela perpetuacao da
calsse dominante... Ja outros nao, quem que o time ganhe sim, mas com etica e
respeito, que os dirigentes sejam fiscalizados para que nao prejudiquem
ninguem. No movimento software livre tambem e assim. Existem aqueles que
querem que o software seja gratis, nao interessa se ele e livre. Alguns ate dizem: "pra que eu quero ter acesso ao codigo se eu nao sou programador!". Alem disso nao estao nem ai se alguma empresa esta usando o movimento para enriquecer a custa da contribuicao da comunidade, inclusive com argumentos: "se a empresa distribui linux e vende um programa nao livre junto, ela nao esta errada, pois se no mundo do software proprietario sao os dois, o SO e o utilitario. Assim, apenas o utilitario e proprietario, pois o SO e livre.". Ja outros, querem que o software seja livre. Pode ate ser pago, mas livre. Alem disso, querem que as relacoes produtivas mudem, que as relacoes humanas mudem, que as relacoes sociais mudem!

> e por falar nisso... hmh, você tem toda a razão, nada mais fortalecedor
> e gratificante do que aqueles meninos e meninas falando que "agora podemos
> fazer pesquisas de ciências no computador" em Porto Alegre, isso é que
> é vida! =)

Sim, seja nas aulas de portugues que dou na Escola onde trabalho com
criancas com dificuldade de aprendizado ou mantendo internet gratis na favela eu me realizo. E de tanto trabalhar com criancas eu ate estou animado a ter um filho ano que vem, depois de 10 anos de casamento!

[]'s

China