Re: Desabafo (era Re: TURBO PRINT?)

* Henrique de Moraes Holschuh (hmh@debian.org) wrote:

> Talvez seja mesmo... como eu disse, tua mensagem não foi a causa, só a gota
> d'água. Em qualquer outro dia e hora, eu teria provavelmente deletado e
> deixado pra lá.

> Não. Se tivesse dito só isso, eu não teria me aborrecido. Você:
>
>    1. Igualou GPL com grátis, o que dá a entender que para você, software
>       livre é software que é grátis;
>
>    2. Deixou patente a sua frustração em não ter uma ferramenta "grátis" que
>       fizesse aquilo que a ferramenta paga fazia, e expôs tal fato como algo
>       que depunha contra TODA a comunidade do software livre.

> [...]

Sem querer meter a colher, como fui eu quem motivou a mensagem que deixou voce
desabafar, eu acho que nao existe confusao entre livre X gratis, mas sim uma
confusao em que os usuarios linux acham que um produto livre tem que
obrigatoriamente ser de gratis. Se nao for, nao e livre.

Acho que e ai que esta o erro.

A ferramenta turboprint e paga e nao e livre, mas ela e nao livre nao porque e paga, mas sim porque ela nao tem as 4 liberdades que a GPL descreve.

Acho que se voce tivesse feito como outro debian-devel, esclarescido ao inves
de entornar o clado, seu papel nos quadros do software livre teria sido
cumprido com mais glamour.

Nao acha????

[]'s

China