Re: apt desnvolvido pela Conectiva

Em Tue, 28 Aug 2001 22:35:50 -0300
Pablo Lorenzzoni <spectra@debian.org> escreveu:

> 	Mas naum eh isso que me preocupa... Me preocupa que a maioria dos
> usuarios brasileiros que se iniciam no linux comecam pela CNC (por
> causa do pt_BR, do suporte, por acreditarem em empresas e naum em
> grupos, porque o marketing eh melhor, etc.....). Se esses usuarios
> ouvem algo como "A CNC inventou o apt-get, que eh taum bom" vaum
> repetir isso para todo mundo. Quando esses usuarios finalmente vierem
> para o Debian (o que eu considero uma evolucao natural ;-) ), vaum
> povoar as mailing-lists com coisas do tipo: "Como faco para a versao
> [...]
bom... isso já está acontecendo... mas uma hora ou outra as pessoas vão
se tocar...

a "feature" dada como mais importante no cnc pela revista info exame
de num sei quando foi justamente o APT, que por engano eles disseram
ser feito pela cnc... e quando eles descobrirem que a mais "inovadora"
função já é conhecida e usada pelos debiânicos há tempos?

BTW, só pra deixar registrado, para fazer um upgrade cnc 6 -> 7
você *precisa* ler um howto porque senão você se estrepa todo e
acaba com um sistema inutilizável (só um expert em rpm para arrumar ;))

não há distribuição que consiga um upgrade a.out -> elf libc5 -> libc6
tão "smooth" (adoro essa palavra!) quanto o Debian... trocando em
miudos, o apt ainda tem muito o que melhorar para as rpm based...

quanto a ser programador, eu odiaria ver alguém se gabando de ter criado
um "novo programa de configuração PPP baseado em Gtk" ou então de
ter "produzido um guia prático para o Debian"... não é pela questão do
mérito, mas eu acho que as pessoas devem ser valorizadas por aquilo que
são e um tradutor/adaptador nunca será um criador...

eu faço as coisas porque vem na telha de que alguém pode precisar daquilo
além de mim e eu acho justo que essas pessoas não tenham de penar pelo
mesmo tempo que eu para fazer a mesma coisa mas eu também acredito que
uma pessoa não pode se gabar de ter salvo o mundo por ter ficado 30 dias
adaptando um sistema que vem maturando por 2/3 anos...

fica aí nosso protesto =)

[]s!

|  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>            |
| : :'  : | Debian BR.......: <http://debian-br.sourceforge.net> |
| `. `'`  |                  Be Happy! Be FREE!                  |
|   `-    |             "Think globally, act locally!"           |