Re: apt desnvolvido pela Conectiva

Em Tue, 28 Aug 2001 20:10:15 -0300
Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra  <leandrod@mac.com> escreveu:

> 	Pera lá né gente.  A Conectiva tem o direito de fazer o que quiser com o
> apt-get, desde que respeite a GNU GPL.  Claro que eu preferia que eles se
com certeza, e eles deram contribuições interessantes para o apt...
inclusive o kojima fez um trabalho muito bom criando um front end que
funciona para o apt... (e roda no Debian, já está sendo empacotado...
só não está na unstable porque depende da versão CVS do windowmaker...)

> convertessem ao dpkg, mas espero que essa questão diminua de importância não
> só com a maturação do LSB, mas também com a adoção de um formato de arquivos
> neutro no qual trabalham gente da LSB, da Debian e de outras distros.
hmmm... isso é impossível... no Debian há uma politica que é a seguinte:
o Debian aceita os padrões, desde que os padrões não forcem que o Debian
venha a ter de diminuir a qualidade de uma parte do sistema ou que tenha
de fazer algo diferente do que é "a coisa certa"... por isso, o Debian
nunca vai deixar o dpkg se isso não for para melhorar as coisas...

é bom notar que o rpm não é padrão obrigatório... a única coisa que uma
distro precisa fazer é *possibilitar a instalação de rpms*... e nào usá-los
como sistema de pacotes principal... o Debian faz isso há anos.

mesmo porque, para o Debian, trocar dpkg por rpm ia ser um entrave enorme...

> 	Quanto à questão do crédito é chato, mas já pensaram na possibilidade do cara
> ter esquecido mesmo?  Se bem que acho mais é que ele tentou simplificar demais
> a palestra.
olha, o cara não esqueceu, isso você pode ter certeza... infelizmente o que
o Pablo disse da embrace-and-extend acontece mesmo... é inevitável que isso
aconteça... eu dei exemplos disso nos howtos que a cnc traduziu... a cnc
fez e faz um ótimo trabalho pelo GNU/Linux no Brasil, mas é uma empresa,
uma empresa que precisa de lucro, de mercado...

mais ou menos um ano atrás, quando a cnc colocou o apt pela primeira vez em
sua distribuição saiu uma matéria na Info Exame... o Debian foi escolhido como
melhor servidor web mas... a mesma matéria disse que o sistema de empacotamento
Debian era o pior e que *a cnc tinha criado o apt!!!*. Bom, eu acredito que isso
possa ter sido falta de informação, mas será que eles não consultaram a cnc
antes de mais nada?

BTW, a imprensa especializada não vale p* nenhuma, não confiem nela...
vão ler manpages que é muito mais instrutivo...

simplificar a palestra ainda vai, mas dizer "produzimos uma ferramenta"
não é muito menor que "adaptamos uma ferramenta proveniente do Debian"...
muito menos ético...

concorda?

[]s!

|  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>            |
| : :'  : | Debian BR.......: <http://debian-br.sourceforge.net> |
| `. `'`  |                  Be Happy! Be FREE!                  |
|   `-    |             "Think globally, act locally!"           |