Re: http://debianfork.org/

On Fri, Oct 24, 2014 at 11:05:05PM +0000, P. J. wrote:

> Gostei do seu texto, só discordo na definição de paradigmas da computação,
> acredito q seja mesmo um problema de eng. de sofwtare (coesão e baixo
> acoplamento) para a manutenibilidade envolvida com essas mudanças.
>
> Software é assim mesmo, veja o caso do alsa x pulseaudio (outra briga boa
> tb),
>
> Mas gosto da linha de poder ter que usar outra alternativas se forem viável
> é claro... Torço que vença a melhor opção que esteja proxima da evolução,
> pq legado, embora existam alguns importantes,  é algo que castra muitas
> outras coisas.

> [...]

Não vejo como correção, mas como mudança de perspectiva. Nem sei se de
fato discordamos, aquilo que você chama de "um problema de engenharia de
software" e dá uma solução "coesão e baixo acoplamento", eu vejo como
sendo um dos paradigmas, exposto em outros termos.

Esse "um problema" é fundamental na dinâmica de produção, manutenção,
inteligibilidade e interoperabilidade dos códigos de modo que as
soluções propostas acabam se tornando paradigmas na forma de se pensar
um campo de problemas da computação.

Não discordo que estes problemas sejam afetos à engenharia mais que à
teoria da computação. Porém, o que na engenharia é problema semelhante
em suas diversas áreas e tem respostas diferentes, simultaneamente
funcionais, tornando-se uma questão de preferências em um sistema de
múltiplos valores conflitantes, na computação é uma escolha que vai
determinar de alguma forma os próprios problemas que a computação vai se
propor a solucionar, quais ela reserva à máquina e quais ela reserva ao
humano.

https://en.wikipedia.org/wiki/Computer#Etymology

Humanos também podem computar, porém computam a uma velocidade
infinitamente menor que as máquinas. Máquinas computam a uma velocidade
extraordinária, mas nem todos os problemas são fácilmente redutíveis à
linguagem algébrica. Alguns problemas são resolvidos com grande
facilidade por humanos, mas requerem uma descrição extremamente
verborrágica para que as máquinas possam tomar decisões sem interação
humana imediata.

Por conta disto insisto em dizer que há uma divisão de paradigmas da
computação. Em um deles há um esforço em apresentar e manter as máquinas
como ferramentas genéricas e as linguagens de programação como interface
que permite aos humanos descreverem problemas cuja solução é tediosa,
repetitiva e passível de erro humano para que sejam solucionados por
objetos que são incansáveis e de comportamento previsível.

No outro, há um esforço em apresentar as máquinas como um objeto mágico
capaz de tudo e os humanos como seres incapazes de raciocínio, meros
seguidores de instruções, incapazes de lidar com a complexidade de mais
de um botão no mouse ou de um texto técnico, periféricos da cpu que no
mais das vezes apenas clicam em imagens ou informam textos em
formulários.

Segundo esta visão, a alfabetização digital é irrelevante e as
linguagens de programação são de interesse exclusivo de técnicos, as
linguagens de baixo nível como inferiores ou "menos evoluídas" que as de
alto nível, o modo texto como inferior ao modo gráfico, o que veio antes
como inferior ao que veio depois.

Não foram poucos os usuários debian, leia-se, usuários que são mais
curiosos e interessados em computadores que a média geral e que tem
maior compreensão de seu funcionamento e suas potências, que durante os
debates reafirmaram a posição de que sysvinit é antigo, logo precisa ser
substituído; systemd é feito por devs da maior empresa de software
livre, logo eles devem saber o que estão fazendo e devemos acatar suas
decisões.

Não foram poucos também que levantaram o simples argumento do "instalei
e está funcionando normal, logo os que reclaram são trolls".