Re: http://debianfork.org/

On Fri, Oct 24, 2014 at 10:56:16AM +0200, Helio Loureiro wrote:
> Bem interessante esse artigo, mas o autor esqueceu que isso foi pra Jessie,
> onde não havia definição, então tudo ficou com a possibilidade de alterar
> entre sysvinit e systemd.

O problema é tomar informação a partir de artigos, tanto mais artigos
que tem seu argumento principal na vilanização do outro. Trolls? Se você
se der ao trabalho de ler alguns argumentos, vai compreender que estão
em disputa dois paradigmas de computação.

Mais que isto, duas visões de comunidade. Na visão da extrema-direita
estadunidense (os malucos do partido do chá, dentre os quais, os
notáveis desenvolvedores do "sistema" em questão), os usuários devem
apenas migrar para essa novidade brilhante sem se importar com isso e
confiar que os desenvolvedores estão fazendo o seu trabalho. Os
desenvolvedores, por sua vez, devem usar as ferramentas deles para
desenvolver, já que claramente são superiores.

Agora quais são as vantagens do sistema deles? Logs em binário? Cuidar
de quase tudo no sistema? Não manter nenhum compromisso com outros
desenvolvedores, não manter uma API ou interface estável, não manter
diálogo com os desenvolvedores do kernel? Forçar a adoção de seu sistema
com dependências múltiplas que lentamente sufocam a modularidade do
sistema a um ponto em que se consideram forks de uma distro como o
debian só para conseguir não utilizar o sistema deles? Empurrar a adoção
de seu software por via de decisão de comitê técnico, voto de minerva,
numa distro testing e depois dizer que a decisão é irreversível? Mesmo
por uma decisão de assembléia geral de desenvolvedores e mantenedores
debian?

> Com a decisão de usar systemd, essa flexibilidade pode ser abandonada. Esse
> é o grande problema. Fora que manter os pacotes com systemd/sysvinit pode
> não ser uma tarefa fácil, ainda mais pros pacotes essenciais.

Por isto acho que o shim, ainda que seja louvável o esforço, é fadado ao
fracasso no longo prazo. Os mantenedores deste pacote estarão sempre
escravos das novas e brilhantes idéias dos desenvolvedores do sistema,
que desde sempre não se importam em manter uma interface estável, um
código estável ou mesmo corrigir os bugs que criam.

> Mas acho que esse é o caminho a se adotar. Não um fork do debian.

Vamos esperar a decisão no debian-vote.