Re: Não tenho lixeira

Eu sei que no diretório $HOME existem uns diretórios ocultos,
como .config, .gconf, .gnomeconf, .gnome3 ... não tenho condições de
dizer nomes corretamente porque não os tenho. Mas é nestes diretórios
que alguma configuração do Gnome fica.

Lembrei-me de que ícones que aparecem no Desktop do usuário ficam num
diretório de nome parecido ou igual. Ou num diretório chamado de "Área
de Trabalho", nome que depende do idioma do usuário, português europeu
ou brasileiro.

Dentro delas há arquivos com nome da forma *.desktop. Possivelmente
seria Trash.desktop. Mas precisaria ser no diretório correto do nome e
este arquivo Trash ter sido escrito com a configuração correta de
ícone, nome, o qua fazer se clicado etc.

https://developer.gnome.org/integration-guide/stable/desktop-files.html.en

Me lembrei de que no menu antigo do gnome2 (alacarte) dava prá criar ou
remover itens do menu. Esses itens ficam localizados em algum lugar
de /usr/share. Como estes diretórios não são modificáveis por usuários
comuns, conclui-se que deve ter sido acrescentada alguma configuração
no diretório $HOME para os mesmos aparecerem ou sumirem.

O mesmo deve ter acontecido com a lixeira. Se fosse criado outro
usuário no sistema, provavelmente este teria uma lixeira no gnome.