Re: OFFTOPIC: Smartphones, marcas sinistras?

Não quero render esse assunto, mas ...

2009/2/12 Renato S. Yamane <yamane@diamondcut.com.br>:

> E você acha que o iPhone é fabricado em Washington? :-)
> A maioria dos itens tecnológicos atualmente são fabricados na China, sejam
> eles telefones, computadores, TVs, etc.

Estes e outros itens são feitos na China em fábricas homologadas. Mas
são 10% do que sai de lá. E olha que mesmo essas fábricas homologadas
vivem dando dor de cabeça para as marcas, vide a tinta tóxica usada
nos bonecos da Mattel e o leite em pó envenenado que levou uma pá de
gente para o fuzilamento recentemente.

> E essa visão que você possui da China está equivocada. É claro que em algum
> canto da China há trabalho escravo (assim como também há no Brasil), mas se
> você disser para um estado-unidense que o salário mínimo aqui é de US$200,
> eles afirmarão que isso é trabalho escravo, pois nenhum americano se
> rebaixaria a ganhar tão mal!
> É exatamente isso que imaginamos da China. Os trabalhadores ganham
> ~US$100/mês, e nós achamos que isso é escravidão.

Você já foi lá? Eu já e ví como é. Quando falo em mão-de-obra
semi-escrava não digo que são trabalhadores mau remunerados. São quase
escravos mesmo, trabalhando apenas em troca de comida. Se você não
quiser ir lá nem precisa, tem vários documentários disponíveis.

> Não é absurdo, isso é redução de custos.

Não é TODA redução de custo que pode ser justificada. Está
acompanhando o caso da merenda escolar em SP? Estão reduzindo custo
para tapar a fome da criançada, servido um pão com 1/3 de salsicha ao
invés de uma refeição completa.

Sou da área de eletrônica, e esse tipo de redução de custo é sim um
absurdo. Assim como sou pai e não sei o que seria capaz de fazer se
descobrisse que na escola onde meu filho estuda a salsicha estivesse
sendo partida em 3 para reduzir custos ...

> Um encaixe possui um custo *adicional*, além de um processo produtivo também
> *adicional*.
> Muitos fabricantes não querem adicionar US$0,01 no custo do produto, pois
> depois de aplicar todos os impostos, taxas de importação, liberação
> alfandegária, etc, esse US$0,01 será transformado em US$0,10.
> Agora repasse esses US$0,10 para o distribuidor, que depois repassará para o
> revendedor, que depois repassará para o consumidor (aplicando todos os
> impostos em cascata)... No final das contas aquele US$0,01 será transformado
> em US$1,00 tranquilamente.

O fabricante e você tem direito de pensar assim, e eu tenho direito de
discordar e de não comprar e ainda fazer campanha contra. Felizmente
não estamos na China ...