Re: OFFTOPIC: Smartphones, marcas sinistras?

2009/2/11 Bruno Buys <bruno.grupos@gmail.com>:
> Povo,
> Estou vendo preços de smartphones na web, mas não tô entendendo. Tem loja
> vendendo aparelho desbloqueado cheio de funções, câmera, bluetooth, dual
> chip e o diabo, por uma merreca. Vejam os preços abaixo. Onde tá a
> pegadinha? Nas marcas, que são sinistras?

A pegadinha é que esses aparelhos são fabricados na China, ou outro
cafundó da Ásia, usando mão-de-obra sem-escrava e mão-de-obra
infantil, usando chipsets genéricos montados sem critério nenhum.
Chegam ao absurdo de soldar os componentes que originalmente são
modulares, como o flat-cable do display, ao invés de colocar um
encaixe.

> Quando fui comprar meu motorola na claro, os preços eram muito, mas muito
> mais altos e os aparelhos tinham muito menos funções. Aparelho com essas
> configs aí abaixo, no meu plano de 50 min, iria sair uma facada.
> Alguém tem algum aparelho desses, que possa dar um testemunho?

Eu conheço uma pá de gente que tem esses aparelhos e nunca reclamaram
das funcionalidades, e vez por outra conserto pequenos problemas como
segundo chip que não funciona ou filesystem corrompido depois de
desplugar do micro durante a transferencia de arquivos. Mas se der
defeito no hardware, já era. Estou aqui na frente de um Foston e de um
DUO com display trincados. Conseguir outro display não é probelma, o
problema é conseguir soldar as 48 vias do flat-cable para que ele
funcione!!!

PS: e eles não são smartphones, são telefones com penduricalhos. Não
editam erquivos, não navegam na internet e não são compatíveis com 3G
ou Wifi. Por 600 reais você compra um motorolla A1200e desbloqueado,
ou por 10 reais pagando uma conta a partir de 80 reais na maioria das
operadoras. Esse aparelho vem com linux embarcado e você pode fazer o
que quiser com ele.