UNESP - Campus of Ilha Solteira

De: Cesar Gimenes <crg@crg.eti.br>
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Enviadas: Quinta-feira, 26 de Novembro de 2009 12:25:50
Assunto: Re: Res: dhcp

Em Qui, 2009-11-26 às 11:21 -0200, Allison Vollmann escreveu:
> Considerando que você tenha um controle ip/mac pode descobrir aonde
> físicamente esta localizado o indivíduo bloquear e alertar/punir o
> responsável.

Se não tiver esse controle você pode também bloquear via
MAC e esperar alguem reclamar "que a rede caiu".

Mas estamos muito na especulação, precisamos de mais infos sobre o
cenário, se é uma empresa, um condomínio, uma escola, topologia, etc.

Eu já tive problemas de pessoas criando VPNs de dentro da rede da
empresa e assim atravessando as seguranças, a solução foi administrativa
enrijecemos o controle do firewall controlando o trafego de saída e não
apenas o de entrada e emitimos circulares avisando sobre as politicas da
empresa e fiz uma reunião com os gerentes informando que eles seriam
responsabilizados assim como os funcionários pegos usando recursos não
autorizados.

Funcionou :D

E olha que nós sempre tivemos uma politica de acesso irrestrito porem
monitorado. Tem gente que não sabe usar a liberdade que tem.

Cesar