[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Res: dhcp



Junior, descordo de você sobre a questão de ser necessário estar na mesma rede para descobrir quem é o servidor DHCP. Isso não é necessário.

Apesar de o DHCP ser um protocolo de camada 3, ele usa broadcasts em camada 2. O Wireshark vai capturar absolutamente todo o tráfego de de camada 2 que chegar até a interface. O sistema operacional, posteriormente, pode rejeitar ou não o pacote, de acordo com a rede de destino e outras coisas, mas o pacote vai chegar até a interface, e o Wireshark vai mostrar seus dados na tela.

É possível identificar a máquina mesmo não estando na mesma subrede lógica, estando apenas na mesma rede física.

*Leonardo de Souza Carneiro*
*Veltrac - Tecnologia em Logística.*
lscarneiro@veltrac.com.br <mailto:lscarneiro@veltrac.com.br>
http://www.veltrac.com.br <http://www.veltrac.com.br/>
/Fone Com.: (43)2105-5601/
/Av. Higienópolis 1601 Ed. Eurocenter Sl. 803/
/Londrina- PR/
/Cep: 86015-010/



Junior Polegato - Linux escreveu:
Carlos Augusto Beltrame escreveu:
Sim, o fato do DHCP nao compartilhar eu sei, ele compartilhando eh facil resolver, corto a net dele, porem ele compartilha gratuitamente pra quem quiser pegar, via hcp, fez isso com um roteador wireless. que colocasse automatico seja na rede cabeada ou na sem fio pegava net dele. ele fez isso atraves do windows, aproveitando a deixa entao, ha alguma forma de sber pelo servidor se alguem faz nat pelo windows? Abraços.
Quem está fazendo o trabalho do NAT é o roteador Wi-Fi, com o DHCP ativo tanto para Wi-Fi quanto para o hub interno dele, o que me leva a crer que foi ligado o cabo da rede local numa porta LAN do roteador quando o correto deveria ser na WAN, assim ele se torna um computador na sua rede com o servição DHCP ativo para toda a rede cabeada e também para a rede sem fio. De boa, vai lá e dá uma marretada no roteador do cabra. Quanto ao Windows, não é ele que faz NAT ou DHCP, ele é apenas cliente, mas de certa forma, se fizer o sniffer na rede vai encontrar informações sobre os serviços ativos que podem te dar indício se é Windows ou outro SO.

[]'s
          Junior Polegato




Reply to: