Iso versus utf

Pessoal,

tenho a todo custo tentando evitar a migração do ISO para UTF-8, pois ainda
acho muito confuso isto tudo. Seria mais natural se o sistema automaticamente
definisse qual a codificação e te mostrar a certa. Mas agora tenho um
servidor que está todo em UTF-8 e parece estar funcionando bem. Mas eu tenho
algumas dúvidas.

Meu computador está todo em ISO, o servidor em UTF, quando me conecto via ssh,
fica tudo bagunçado, por exemplo, se eu abro o mc, ele está inutilizável, o
caracteres estão todos desconfigurados. Isto acontece porque meu sistema é
iso e o servidor é utf-8? Ou seria alguma configuração faltando?

No servidor está assim:
[ronaldo]# locale
LANG=pt_BR.UTF-8
LANGUAGE=pt_BR:pt:en
LC_CTYPE=pt_BR.UTF-8
LC_NUMERIC=pt_BR.UTF-8
LC_TIME=pt_BR.UTF-8
LC_COLLATE=pt_BR.UTF-8
LC_MONETARY=pt_BR.UTF-8
LC_MESSAGES=pt_BR.UTF-8
LC_PAPER=pt_BR.UTF-8
LC_NAME=pt_BR.UTF-8
LC_ADDRESS=pt_BR.UTF-8
LC_TELEPHONE=pt_BR.UTF-8
LC_MEASUREMENT=pt_BR.UTF-8
LC_IDENTIFICATION=pt_BR.UTF-8
LC_ALL=

Outra coisa, se eu quiser passar todos os meus computadores para UTF-8
bastaria mudar no locales? Ou tenho que fazer mais coisas?

Valeu
INte
Ronaldo
--
Management is not responsible for loss or damage.