Re: Iso versus utf

Em Ter, 2008-02-05 às 10:09 -0200, Ronaldo Reis Junior escreveu:
> Pessoal,
	Olá Ronaldo.

> [...]
> acho muito confuso isto tudo. Seria mais natural se o sistema automaticamente
> definisse qual a codificação e te mostrar a certa. Mas agora tenho um
> servidor que está todo em UTF-8 e parece estar funcionando bem. Mas eu tenho
> algumas dúvidas.
>
> Meu computador está todo em ISO, o servidor em UTF, quando me conecto via ssh,
> fica tudo bagunçado, por exemplo, se eu abro o mc, ele está inutilizável, o
> caracteres estão todos desconfigurados. Isto acontece porque meu sistema é
> iso e o servidor é utf-8? Ou seria alguma configuração faltando?
	Sim! Eu tenho esse problema aqui mas é inverso, o servidor está em iso
e o meu pc em utf. Uso o seguinte comando para fazer login:
$ ssh -X servidor  LC_ALL=pt_BR rxvt -ls
Tente fazer isso mas usando LC_ALL=pt_BR.UTF-8. Você também pode
utilizar mais de um locale, deixando os dois configurados e um como
padrão.

> [...]
> LC_NUMERIC=pt_BR.UTF-8
> LC_TIME=pt_BR.UTF-8
> LC_COLLATE=pt_BR.UTF-8
> LC_MONETARY=pt_BR.UTF-8
> LC_MESSAGES=pt_BR.UTF-8
> LC_PAPER=pt_BR.UTF-8
> LC_NAME=pt_BR.UTF-8
> LC_ADDRESS=pt_BR.UTF-8
> LC_TELEPHONE=pt_BR.UTF-8
> LC_MEASUREMENT=pt_BR.UTF-8
> LC_IDENTIFICATION=pt_BR.UTF-8
> LC_ALL=
>
> Outra coisa, se eu quiser passar todos os meus computadores para UTF-8
> bastaria mudar no locales? Ou tenho que fazer mais coisas?
	Sim, meus os arquivos estarão todos com codificação iso e precisarão
ser convertidos para UTF-8.

> Valeu
> INte
> Ronaldo