Re: Iso versus utf

On 05-02-2008 10:09, Ronaldo Reis Junior wrote:
> Pessoal,
>
> tenho a todo custo tentando evitar a migração do ISO para UTF-8,

	Não faça isso, você vai sofrer mais. O Etch já saiu com
UTF-8 por padrão, e o Lenny vai vir com mais recursos e opções
padrão apontando para UTF-8.

> pois ainda
> acho muito confuso isto tudo. Seria mais natural se o sistema automaticamente
> definisse qual a codificação e te mostrar a certa. Mas agora tenho um
> servidor que está todo em UTF-8 e parece estar funcionando bem. Mas eu tenho
> algumas dúvidas.

	Detecção de codificação não é fácil e/ou simples. E os
sistemas são multi-usuário, diferentes usuários podem ter
diferentes codificações. Em geral, as aplicações conseguem se
encontrar (o vim por exemplo).

> Meu computador está todo em ISO,

	Se você usa Debian, acho difícil de acreditar. :-)

> o servidor em UTF, quando me conecto via ssh,
> fica tudo bagunçado, por exemplo, se eu abro o mc, ele está inutilizável, o
> caracteres estão todos desconfigurados. Isto acontece porque meu sistema é
> iso e o servidor é utf-8? Ou seria alguma configuração faltando?

	Na verdade, é a aplicação individual e não o sistema.
No caso do terminal ele tem que suportar a codificação usada
e estar na mesma codificação que você deseja, além das fontes
também terem que suportar a codificação em uso.

	Um simples LANG=pt_BR.UTF-8 <app>  poderia resolver o
problema, dependendo do caso. Ou exportar as várias de ambiente
corretas de acordo com o ambiente sendo usado.

[...]
> Outra coisa, se eu quiser passar todos os meus computadores para UTF-8
> bastaria mudar no locales? Ou tenho que fazer mais coisas?

	O locale tem que estar instalado. A locale padrão do
sistema pode ser configurada, mas cada usuário pode definir
a sua. Para mudar arquivos do sistema de arquivos você vai
precisar do 'convmv'. O conteúdo dos arquivos pode ser mudado
com o 'recode' ou 'iconv'.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)