Re: debian em máquina 64 bits

<quote quem="Renato S. Yamane">

> 1) A arquitetura de 32bits no Linux pode reconhecer até 64Gb de RAM,
> desde que o kernel esteja compilado com suporte ao PAE.
>
> 2) O problema não é reconhecer mais de 4Gb, mas sim *gerenciar* mais de
> 4Gb.
>
> Se você possui um serviço consumindo 4Gb, então não há problema em
> utilizar a arquitetura de 32bits.
>
> Se você possui 2 serviços rodando, sendo que cada um consome 4Gb, então
> também não haverá problema na arquitetura de 32bits.
>
> Se você possui um serviço que consome 6Gb em uma arquitetura de 32bits,
> [...]

Esta discussão é recorrente e eu volto a postar pois ainda tenho dúvidas.
Tenho um desktop com Q6600 (64bits portanto) e 4 GB de RAM rodando Debian
i386 que só reconhece 3 e pouco GB de memória. Eu não me preocupo com
memória pois até hoje nunca cheguei nem nos 40% de uso. Minha dúvida é em
relação aos 4 processadores pois com frequencia o consumo chega aos 100%
porém nesta hora 3 processadores continuam ociosos, não havendo
distribuição de serviço entre eles. Como aproveitar o processador na
íntegra? Arquitetura 64bits ajuda nisso? Devo tratar como um cluster?

--
Fabio.