Re: Servidor SAMBA + Estações Windows e LINUX

Senhores,
Como a maioria do pessoal já sabe, o Samba não foi feito para clientes Linux ele foi projetado para clientes Windows, mas, mesmo assim eu montei um how-to de como se autentica o Samba PDC em um domínio Kerberos o que facilita bastante para os clientes Linux utilizarem o domínio do Samba PDC. Site: http://www.eduardosachs.org/mediawiki/
Eu sugiro que você comece a dar uma estudada no OpenAFS (ps.: ele também utiliza domínio Kerberos), eu ainda não implementei ele, mas pretendo futuramente, também existe a possíbilidade de usar o NFS, você pode utilizá-lo sem autenticação ou utilizar com a autenticação Kerberos, isso depende muito do cenário que você está montando, porém, eu já tive muitos problemas de queda do serviço NFS em distribuições diferentes ou até mesmo em versões diferentes eu não sei como anda o desenvolvimento desse serviço.
Valeu!
Eduardo Sachs - Suporte Intranetworks
suporte@intranetworks.com.br

Intranetworks
Rua Marquês do Pombal 1710/805
Porto Alegre - RS - 90540-000
+55 51 3325-5700

Miguel Da Silva - Centro de Matemática escreveu:
Tadeu Cruz escribió:
Você pode tambem deixa o samba para estação Windows e usar o NFS para as
maquinas linux, e fazer com que as estações linux se autentifique no
LDAP ou ate mesmo no samba.

Tem o http://www.openafs.org/ que tem cliente para Osx, Windows e Linux

Boa sorte
-  --
tadeucruz@tadeucruz.com (31) 9976-3161 http://blog.tadeucruz.com

Ou senão usar NIS+NFS para Linux. Dobradinha bem conhecida e confiável.

Até.